sábado, 11 de fevereiro de 2017

HOMILIA PARA O DIA 12 DE FEVEREIRO DE 2017

PARA ALÉM DO QUE FOI DITO AOS ANTIGOS


Nas rodas de conversa é comum se usar a expressão: “fulano é surdo para aquilo que ele quer... ou ainda beltrano enxerga só o que lhe interessa... aquela outra pessoa faz as coisas sempre que pode levar vantagem.
Todas estas situações tem uma relação muito direta com a leitura do Eclesiástico proclamada neste domingo: Diante de ti, Ele colocou o fogo e a água; para o que quiseres, tu podes estender a mão. Diante do homem estão a vida e a morte, o bem e o mal; ele receberá aquilo que preferir”. O texto deixa mais do que claro que tudo na vida se trata de uma questão de escolha e seja ela qual for exige daquele que toma uma certa direção, arcar com as consequências.
É isto que São Paulo afirma aos coríntios: “Como está escrito,  o que Deus preparou para os que o amam é algo que os olhos jamais viram nem os ouvidos ouviram nem coração algum jamais pressentiu”. Aqui também fica muito claro que a misteriosa sabedoria de Deus permite as pessoas aceitar aquilo que se ensina.
Jesus, no Evangelho deste domingo, vai além daquilo que prescreve a lei: Muito mais do que pode não pode, do certo e do errado Jesus apresenta um processo educativo das relações humanas, espécie de itinerário que passa pelo equilíbrio, cordialidade, respeito, sinceridade. As relações entre as pessoas pedem muito mais do que se limitar às prescrições legais, pede a capacidade de construir a partir do espírito de Deus:  Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus. Vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Seja o vosso 'sim': 'Sim', e o vosso 'não': 'Não'.”.
Em resumo, a condição para viver bem e garantir que todos vivam bem consiste em nunca cansar de procurar uma maneira mais completa e adequada para construir relações de amor e solidariedade com todos. A Palavra de Deus sugere, mais uma vez ouvir a voz da consciência e deixar-se orientar pelo amor de Cristo.
É por isso que rezamos: Dai-nos a graça de ser sua morada e buscar sempre aquilo que traz a verdadeira vida. Isso significa ir muito além de ouvir, ver e fazer aquilo que lhe seja vantajoso ou interesseiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário