quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

HOMILIA PARA O DIA 26 DE FEVEREIRO DE 2017

DEUS JAMAIS ESQUECE OS SEUS FILHOS


Esta semana a imprensa aproveitou para fazer audiência e claro criar polêmica usando palavras do Papa Francisco. Na Missa da quinta feira 23 de fevereiro, quando leu o Evangelho de Marcos que trata do escândalo do pecado, o Papa foi claro e objetivo ao afirmar que existem pessoas para quem falta coerência, mencionou aqueles que tem uma vida dupla, como por exemplo: rezar muito, mas ser desonesto nos negócios ou no trato com as pessoas.

Nesta direção está também a palavra de Paulo aos coríntios na segunda leitura de hoje: Irmãos: Que todo o mundo nos considere como servidores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus. A este respeito, o que se exige dos administradores é que sejam fiéis”.

Aquele que é fiel pode ter certeza de uma coisa: a seu tempo Deus lhe fará perceber que dele nunca se esquece, é isso que afirma o profeta Isaias: Acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não ter pena do fruto de seu ventre? Se ela se esquecer, eu, porém, não me esquecerei de ti”.

Aqueles que são fieis, cuja existência não se constitui em uma vida dupla, podem cantar como se faz no Salmo deste domingo: “Só em Deus a minha alma tem repouso, só ele é meu rochedo e salvação”.

E isto reafirma Jesus no Evangelho de hoje: Ninguém pode servir a dois senhores: pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Pelo contrário busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça”.

Em outras palavras foi o que disse o Papa Francisco: Uma pessoa não pode levar uma vida dupla, dizer que vai sempre a missa, que reza muito, que participa dos movimentos e das pastorais da Igreja, mas não é justo nos negócios. Uma pessoa que age desta maneira não merece o título de cristã.


Celebrar em comunidade é fortalecer o desejo e firmar um compromisso de ser coerente entre aquilo que se acredita, aquilo que se reza e aquilo que se faz. Que a oração, a Palavra e a Eucaristia nos fortaleçam nesta missão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário