sábado, 11 de março de 2017

HOMILIA PARA O DIA 12 DE MARÇO DE 2017

FILHOS AMADOS DE DEUS

No dia em que eu saí de casa

No dia em que eu saí de casa
Minha mãe me disse
Filho, vem cá!
Passou a mão em meus cabelos
Olhou em meus olhos
Começou falar
Por onde você for eu sigo
Com meus pensamentos
Sempre onde estiver
Em minhas orações
Eu vou pedir a Deus
Que ilumine os passos seus
Eu sei que ela nunca compreendeu
Os meus motivos de sair de lá
Mas ela sabe que depois que cresce
O filho vira passarinho e quer voar
Eu bem queria continuar ali
Mas o destino quis me contrariar
E o olhar de minha mãe na porta
Eu deixei chorando a me abençoar
A minha mãe naquele dia
Me falou do mundo como ele é
Parece que ela conhecia
Cada pedra que eu iria por o pé
E sempre ao lado do meu pai
Da pequena cidade ela jamais saiu
Ela me disse assim:
Meu filho, vá com Deus
Que este mundo inteiro é seu
A Palavra de Deus deste domingo é a narrativa de “filhos” que saem de casa e que confiam que Deus vai com eles.
O livro do Gênesis apresenta Abraão interpretando a necessidade de partir como um chamado de Deus e confia na bênção que lhe iria acompanhar “Sai da tua terra, da tua família e da casa do teu pai, e vai para a terra que eu te vou mostrar. Farei de ti um grande povo e te abençoarei...” a confiança de que Deus estava com ele deu forças para Abraão continuar seu caminho e o resultado foi reconhecido por todas as gerações de Israel, que o chamam de Pai na fé.
Com Jesus Cristo a história mostra que não foi diferente. Neste domingo da transfiguração, mais uma vez ele aparece mostrando as duas dimensões da sua vida: A glória de ser filho do Pai: uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: Este é o meu Filho amado”.
Simultaneamente aparece o sofrimento que a vida lhe reserva com todas as provações desta sua condição. Diz o Evangelho: “E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz” ao mesmo tempo Jesus recomenda aos discípulos: “Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: 'Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos”. São duas realidades dentro de um mesmo contexto, sofrimento e realização. Sina, missão, destino de todo filho e de todo pai.
Aos cristãos, mas também às pessoas do mundo inteiro, quando se trata de compreender que se é filho implica em acolher e escutar aqueles que ensinam, suas palavras dão força e discernimento diante das provações e dificuldades.
Nesta quaresma a Campanha da Fraternidade faz o convite e lança o desafio para “cuidar e guardar a criação”, é importante compreender o que ensina o Papa Francisco: “Nem tudo está perdido, porque os seres humanos capazes de tocar o fundo da degradação, podem também superar-se voltar a escolher o bem e regenerar-se, para além de qualquer condicionamento”.
É importante não esquecer que Deus chamou todos à salvação e a santidade como afirma São Paulo na carta a Timóteo que foi a segunda leitura deste domingo.
Reunidos em oração a Igreja pede por todos: “Alimentai nosso espírito com a vossa palavra, para que purificados o olhar de nossa fé, nos alegremos com a visão de vossa glória”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário