domingo, 19 de março de 2017

HOMILIA PARA O DIA 19 DE MARÇO DE 2017 - 3º DA QUARESMA

SENHOR, NÃO NOS DEIXE 

FALTAR ÁGUA VIVA


A fome e a sede são necessidades fisiológicas de primeira grandeza. Qualquer criatura viva que experimente a sensação de fome e sede por longos períodos tem comprometida a qualidade de vida e a própria existência. Água e comida de qualidade sempre foram uma preocupação de todos os povos e de todos os organismos reguladores das relações sociais. Não sem razão as mais impactantes matérias jornalísticas em todo o mundo se referem à privação e à qualidade daquilo que os povos comem e bebem. No Brasil atualmente, o “escândalo da carne fraca” é apenas mais um elemento para expor a crise moral que vive nossa sociedade do ponto vista econômico, social e político. Esta situação permite um link com a situação do povo de Israel no deserto e a mulher samaritana do evangelho.
O povo de Israel que havia iniciado a caminhada para construção da sua cidadania e para uma nova forma de organização social espera que Deus resolva todos os seus problemas e aponta o interesse de voltar à escravidão do Egito: Por que nos fizeste sair do Egito? Foi para nos fazer morrer de sede, a nós, nossos filhos e nosso gado?”. Diante desta reclamação Deus apresenta alternativa para garantir a vida e ordena a Moisés: “Passa adiante do povo e leva contigo alguns anciãos de Israel”. Em outras palavras, não fique parado na simples reclamação, aprenda com a sabedoria de quem já solucionou questões complicadas ao longo da vida. Reconhecer a própria fragilidade e a presença de Deus na solução dos problemas cotidianos é a alternativa para a continuação da caminhada e para preservação da qualidade da vida em todas os biomas.
No encontro de Jesus com a mulher samaritana é possível ler mais uma vez o que se pode chamar de “escândalo da carne fraca”. A mulher anônima havia perdido todos os referencias de dignidade e respeito. Não buscava água no poço de Jacó, necessitava saciar sua sede de vida nova, queria ter certeza de onde poderia encontrar Deus: “Senhor, vejo que és um profeta! Os nossos pais adoraram neste monte, mas vós dizeis que em Jerusalém é que se deve adorar”. A angústia da mulher fica evidente ao perguntar onde encontro Deus vivo que saciará minha sede de vida nova.
Uma vez reconhecendo que Jesus é o messias ela recobra as forças e sai anunciando: “Vinde ver um homem que me disse tudo o que eu fiz...  E por causa da palavra da mulher muitos samaritanos acreditaram em Jesus”.
Eis que para cada pessoa, nestes tempos de “fome e sede de verdade e justiça” a ação e a palavra de Jesus são a certeza de que: “a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Com efeito, quando éramos ainda fracos, Cristo morreu pelos ímpios, no tempo marcado”.
Como Igreja reunida também a comunidade de fé é convidada a repetir o salmo: “Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, e nós somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão”.
Nesta quaresma, cada pessoa é convidada a fazer jejum e penitência modificando hábitos e costumes que maltratam a vida substituindo-os por práticas de respeito e de preservação da obra criada e confiada ao ser humano para “cuidar e guardar”.


                                                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário