quarta-feira, 1 de março de 2017

HOMILIA PARA A QUARTA FEIRA DE CINZAS DE 2017

CULTIVAR E GUARDAR A CRIAÇÃO

Não é necessário ser um famoso ambientalista, nem tampouco um militante dos movimentos de preservação da natureza para perceber que todas as formas de vida são frequentemente ameaçadas e algumas em franco processo de extinção. Tal situação compromete o equilíbrio do planeta. É neste sentido que muita entidades e organizações lançam constantemente apelos diversos sobre a necessidade de cuidar das espécies vivas do planeta.
A Conferência dos Bispos do Brasil, que há mais de 50 anos realiza a Campanha da Fraternidade durante a quaresma, neste ano apresenta como tema: “Fraternidade, biomas brasileiros e defesa da vida” com  o lema: “Cultivar e guardar a criação”.
Compreender a necessidade deste cuidado implica em compreender o pecado pessoal e social da falta de consciência em relação à preservação do planeta. É neste sentido que a reflexão sobre isso faz uma convite: “A conversão quaresmal é ao mesmo tempo um voltar para Deus, para o próximo e para a vida da criação que nos cerca”(Texto Base da CF 2017, nº 21.).
Reconhecer o próprio pecado foi o que fez Davi no Salmo que se reza na quaresma:
Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia!  
Na imensidão de vosso amor, purificai-me!
Lavai-me todo inteiro do pecado,
e apagai completamente a minha culpa! 

Eu reconheço toda a minha iniqüidade,
o meu pecado está sempre à minha frente.
Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei,

pratiquei o que é mau aos vossos olhos!

Criai em mim um coração que seja puro,

dai-me de novo um espírito decidido.
Ó Senhor, não me afasteis de vossa face,

nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! 
Dai-me de novo a alegria de ser salvo
e confirmai-me com espírito generoso!
Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar,
e minha boca anunciará vosso louvor! 

Esta oração de Davi, e que se faz oração de todos neste inicio de quaresma tem sua inspiração nas palavras do Profeta Joel: Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo”.
E cada pessoa, sobretudo os cristãos do terceiro milênio são de novo convidados a se reconhecer o que disse São Paulo: “Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus. Como  colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, pois ele diz: No momento favorável, eu te ouvi e no dia da salvação, eu te socorri”.
Iniciar a quaresma com a celebração da imposição das cinzas implica fazer morrer aos enganos e renascer para a vida na Páscoa de Jesus comprometendo-se em “Cultivar e guardar a criação”


Nenhum comentário:

Postar um comentário