domingo, 2 de abril de 2017

HOMILIA PARA O DIA 02 DE ABRIL DE 2017 - QUINTO DA QUARESMA

LÁZARO, VEM PARA FORA...
O nome Lázaro, na língua hebraica significa “Aquele que Deus ajuda”. Assim como a palavra Bethânia, significa a casa dos pobres. Se fosse possível dar um significado para estes dois nomes na atualidade se diria que a sociedade está cheia de Lázaros, no sentido de que são muitos os que precisam da ajuda de Deus e em todas as cidades existem muitas Bethânia.  Devolver a alegria de viver para os Lázaros que moram nas Bethânias da sociedade contemporânea é uma forma de viver de modo coerente o cristianismo seguindo o exemplo de Jesus, que também se apresentou ao mundo para dar continuidade ao trabalho do seu Pai.
Na primeira leitura deste domingo, o profeta anuncia: “Assim fala o Senhor Deus:
Ó meu povo, vou abrir as vossas sepulturas e conduzir-vos para a terra de Israel; e quando eu abrir as vossas sepulturas e vos fizer sair delas, sabereis que eu sou o Senhor
”. Desde sempre a ação de Deus foi direcionada para as pessoas que viviam nas “sombras da morte” e que por si mesmas não tinham condições de modificar sua situação. Deus age em favor deles, dando-lhes força e coragem. A isto o profeta chama “abrir as sepulturas e conduzir-lhes para a terra de Israel”.
No Evangelho Jesus é chamado para ir até Bethania – casa dos pobres – lá vivem três irmãos que precisam da “ajuda de Deus”. Diante do convite para visitar um doente Jesus afirma: “Esta doença não leva à morte; ela serve para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela”. Ao chegar Jesus encontra o quadro desolador da morte, do choro, do consolo e de toda sorte de sofrimento. No diálogo com Marta Jesus provoca a confirmação da fé e arranca da boca de Marta: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.
As palavras de Marta sintetizam o sentimento de todos os que aí estavam, mas que não compreendiam nem tinha coragem de manifestar. Tendo ouvido isso Jesus proclama a razão da sua visita: “'Pai, eu te dou graças porque me ouviste. Eu sei que sempre me escutas. Mas digo isto por causa do povo que me rodeia, para que creia que tu me enviaste”, e ordena: “Lázaro, vem para fora”.
Os fatos narrados na primeira leitura e no Evangelho são interpretados por São Paulo na carta aos romanos: “Os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus. Vós não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se realmente o Espírito de Deus mora em vós”.
Para todas as pessoas, mas especialmente para os cristãos marcados pela graça do Batismo se reunir em assembleia para rezar, ouvir a Palavra e participar da Eucaristia é oportunidade para aprender a agir como Jesus: Ir sem medo para as Bethânias da Vida, encontrar todos os Lázaros e desamarrar as mãos e os pés daqueles que não podem andar e faze-los enxergar a luz da vida. Isso também significa viver a quaresma com o convite da Campanha da Fraternidade: “Cuidar e guardar a criação”, porque é preciso que “Da Amazônia até os Pampas, do Cerrado aos Manguezais, chegue a ti o nosso canto pela vida e pela paz”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário