quarta-feira, 12 de abril de 2017

HOMILIA PARA A QUINTA FEIRA DA CEIA DO SENHOR - 2017

O SENHOR DEUS VEM EM NOSSO AUXÍLIO

A onda de violência que toma conta das cidades, a infinita lista de corruptos e corruptores, o desrespeito pela vida em todas as suas formas são sinais claros que em nome da liberdade Jesus continua sendo traído e entregue para ser crucificado.  Judas que participava do grupo de amigos de Jesus exerceu sua liberdade sem responsabilidade e o resultado não poderia ser outro. Pelo contrário Jesus que foi verdadeiramente livre diante de tudo e de todos exerceu também sua responsabilidade.
No Evangelho se lê: “Jesus sabia que tinha chegado a sua hora. A hora de passar deste mundo para o Pai. Ele, que tinha amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim”. Esta confiança faz Jesus se abandonar nos braços do Pai e sem abrir mão da sua liberdade ensinou uma lição de serviço e de valorização da vida.
“Se eu, o mestre e Senhor, lavei os seus pés façam também vocês a mesma coisa...” praticar o mandato de Jesus é a maneira mais clara de mostrar Deus que vem em socorro das necessidades e sofrimentos humanos.
A narrativa da Instituição da Eucaristia, conforme conta São Paulo na segunda leitura de hoje, fortalece a responsabilidade solidária da partilha e do serviço que já estava descrita na comemoração da páscoa dos judeus.
Partilhar o Cordeiro como lembrança da libertação do Egito era uma atitude de serviço e de entrega que se completa com a ceia de Jesus confirmada pelo gesto de lavar os pés.

Os cristãos que se reúnem na semana santa não fazem uma simples lembrança, pelo contrário, atualizam os gestos e palavras de Jesus e pedem a graça, a coragem e a determinação de usar a sua liberdade na promoção e defesa da vida e da dignidade de todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário