quarta-feira, 31 de maio de 2017

HOMILIA PARA A CELEBRAÇÃO ECUMÊNICA NA SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS – 02/06/2017 - FLORIANÓPOLIS – SC

É O AMOR DE CRISTO QUE NOS MOVE

Dentre as diversas publicações da jornalista e poetisa Martha Medeiros, uma delas se intitula: Recall da Alma. No terceiro parágrafo se lê:

Seu retrovisor interno é muito grande! Como é que eu deixei você ir para rua assim? Você vive olhando para trás, tem mania de perseguição, não se livra do passado. Vou diminuir esta sua tentação de ficar vivendo de lembranças para que você ganhe uma área maior de visão frontal”.

Porque começo a minha fala nesta noite ecumênica citando Martha Medeiros e a paráfrase do retrovisor? Simples assim: do ponto de vista da perspectiva ecumênica é muito cômodo fixar nosso olhar nos erros daqueles que nos antecederam atribuindo-lhes a culpa e responsabilidade pelas divisões no “Corpo de Cristo”.
A Semana de oração pela Unidade Cristã em 2017 tem sua inspiração na segunda carta aos Coríntios, no capítulo 5. A Bíblia na Linguagem de Hoje, traduz os versículos 14, 19 e 20 com as seguintes palavras:

“Porque somos dominados pelo amor que Cristo tem por nós... A nossa mensagem é esta: Deus não leva em conta os pecados dos seres humanos e, por meio de Cristo, ele está fazendo com que eles sejam seus amigos... Portanto estamos aqui falando em nome de Cristo, como se o próprio Deus estivesse pedindo por meio de nós. Em nome de Cristo nós pedimos a vocês que deixem que Deus os transforme de inimigos em amigos dele”.

Inspirados nessa Palavra somos chamados a deixar-nos reconciliar e nesse processo é necessário reduzir o retrovisor interno, de modo que os pecados e erros passados, sirvam apenas como balizas e que não fiquemos vivendo de lembranças, mas que alarguemos nossa visão frontal compreendendo cada vez melhor que Reconciliação é muito mais do que uma escolha institucional, mas uma atitude inerente à condição de cristãos. Esta atitude deve animar as Igrejas Cristãs a compreenderem que reconciliação é missão essencial da comunidade eclesial.
Nesse contexto permitam-me citar a DECLARAÇÃO COMUM DE SUA SANTIDADE FRANCISCO E DE SUA SANTIDADE TAWADROS II Patriarca de São Marcos no Egito, assinada em abril de 2017. No documento os dois líderes cristãos afirmam:
Conscientes de que ainda há tanto caminho a fazer nesta peregrinação, recordamos o muito que já foi alcançado. O nosso desejo ardente de unidade encontra inspiração na oração de Cristo «para que todos sejam um só» (Jo 17, 21). Para isso aprofundemos as raízes que compartilhamos na única fé apostólica.  O testemunho cristão que compartilhamos é um sinal providencial de reconciliação e esperança para a sociedade egípcia e suas instituições, uma semente semeada para frutificar na justiça e na paz. Intensifiquemos a nossa oração incessante por todos os cristãos no Egito e em todo o mundo, especialmente no Médio Oriente. Alguns acontecimentos trágicos e o sangue derramado pelos nossos fiéis, perseguidos e mortos unicamente pelo motivo de ser cristãos, recordam-nos ainda mais que o ecumenismo dos mártires nos une e encoraja no caminho da paz e da reconciliação. Pois, como escreve São Paulo, «se um membro sofre, com ele sofrem todos os membros» (1 Cor 12, 26).  O mistério de Jesus, que morreu e ressuscitou por amor, situa-se no coração do nosso caminho para a plena unidade. Mais uma vez, os mártires são os nossos guias. Na Igreja primitiva, o sangue dos mártires foi semente de novos cristãos; assim também, em nossos dias, o sangue de tantos mártires seja semente de unidade entre todos os discípulos de Cristo, sinal e instrumento de comunhão e de paz para o mundo. Obedientes à ação do Espírito Santo, que santifica a Igreja, a sustenta ao longo dos séculos e conduz àquela unidade plena pela qual Cristo rezou.

Para concluir esta reflexão, permitam-me citar alguns fragmentos da Palavra de Deus proclamada hoje e que podem nos servir de balizas para a construção da comunhão:

 “A aliança que estou fazendo para sempre com você e com seus descendentes é a seguinte: Eu serei para sempre o Deus de Vocês... alegremo-nos então pelas obras que Deus faz por meio do seu Cristo, elevemos com os anjos Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra para as pessoas a quem Ele quer bem”.

Com esta motivação proclamemos cantando “Porque Ele fez e Ele faz maravilhas, cantai ao Senhor, cantai ao Senhor!”









Nenhum comentário:

Postar um comentário