sexta-feira, 12 de maio de 2017

HOMILIA PARA O DIA 14 DE MAIO DE 2017

TENHAM FÉ EM DEUS...
5º DOMINGO DA PÁSCOA
ANO A

Atos, 6,1-7; Salmo 32; 1 Pedro, 2, 4 -9; João 14, 1-12

Dentre as situações que fazem uma pessoa perder a paciência e os nervos aflorar à pele é estar no trânsito e se sentir perdido. O GPS não funciona, a informação que lhe foi dada não corresponde, o endereço onde quer chegar não existe e assim por diante. São todas situações que aumentam o stress e que resultam em uma série de outras dificuldades de relacionamento e nem sempre a solução para a situação termina com tranquilidade.
O texto do Evangelho de hoje foi relido pelos discípulos depois da morte e ressurreição de Jesus é uma típica narração de pessoas que sabiam o que queriam, mas não tinha certeza de como alcançar o objetivo e qual seria a alternativa mais acertada.
Jesus começa fazendo uma afirmação e pedindo uma resposta: “Não fiquem preocupados, antes tenham fé em Deus e em mim”.  O diálogo de Jesus com Tomé e Filipe tenta esclarecer duas situações. Por onde ir e qual será o ponto de Chegada: “Como podemos conhecer o caminho? E Senhor mostra-nos o Pai?” A Resposta de Jesus reafirma que só a aceitação da sua pessoa e da sua doutrina poderá levar por estradas certas e chegar ao destino com segurança: “Quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas”. Isso começava a ficar claro para os discípulos vendo como a obra de Jesus e a sua missão estava ganhando corpo e tendo aceitação.
Na primeira leitura está mais do que evidente que a fé em Jesus estava dando resultados: Naqueles dias: o número dos discípulos tinha aumentado. Então os Doze Apóstolos reuniram a multidão dos discípulos e disseram: Irmãos, é melhor que escolhais entre vós sete homens de boa fama. Eles foram apresentados aos apóstolos,
que oraram e impuseram as mãos sobre eles. Entretanto, a Palavra do Senhor se espalhava. O número dos discípulos crescia muito em Jerusalém, e grande multidão de sacerdotes judeus aceitava a fé”
.
E na segunda leitura Pedro afirma que aqueles que não acreditaram no caminho tropeçaram e tiveram dificuldade para ir adiante, pelo contrário, falando aos crentes ele diz: Mas vós sois a raça escolhida, o sacerdócio do Reino, a nação santa, o povo que ele conquistou para proclamar as obras admiráveis daquele que vos chamou das trevas
para a sua luz maravilhosa”.
 
Com esta certeza os cristãos recuperam a oração do povo de Israel e proclamam como se faz no salmo deste domingo: “Alegrai-vos no Senhor! Aos retos fica bem glorificá-lo. O Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor”.
Também a vida de cada pessoa em todos os tempos é feita de acertos, fracassos, medos e preocupações, é um longo caminho que vai sendo construindo todos os dias. As informações e ajuda que se busca precisam ser claras e bem entendidas para que se possa chegar a bom termo. Como cristãos é importante se perguntar sobre a coerência entre aquilo que se deseja e a maneira como se leva a vida e se executa cada uma das atribuições e responsabilidades.

Que a oração de todos ajude a tranquilizar o coração de cada um a fim de que a construção de um tempo de justiça e paz aconteça e que se reconheça o verdadeiro e único caminho que conduz à plenitude da vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário