sexta-feira, 26 de maio de 2017

HOMILIA PARA O DIA 28 DE MAIO DE 2017

A ASCENSÃO DO SENHOR, JÁ É NOSSA VITÓRIA

Atos dos Apóstolos 1,1-11; Salmo - 46,2-3.6-7.8-9 (R.6); Efésios 1,17-23; Mateus 28,16-20


Em 2016 as pesquisas mostraram que 92 milhões de brasileiros utilizavam as redes sociais. O Brasil é o país com maior índice de pessoas conectadas. Raramente uma pessoa que tenha acesso à internet também não tenha baixado um ou mais aplicativos para se comunicar instantaneamente. Grupos surgem a todo momento para fazer contato sobre quase todas as situações. É claro que esta facilidade de comunicação é muito positiva sempre que o recurso for bem utilizado. Mas é verdade também que toda novidade nem sempre é bem aproveitada e seu uso muitas vezes limita o seu potencial transmissor de vida e de boas notícias. Isso vale também para o rádio, para a televisão, paras os jornais e todas as demais formas de comunicação utilizadas nos diversos tempos e povos.
Neste domingo que o mundo recorda o dia mundial das comunicações sociais a Igreja também celebra a Ascensão de Jesus ao céu. A fé que sustentou os discípulos foi a certeza de que Jesus não tinha se ausentado da vida deles. Desde muito cedo a comunidade dos que acreditaram na palavra dos discípulos tinha a certeza que Jesus estava com eles.
Em meio a todas as simpatias e antipatias que a pregação da boa noticia de Jesus gerava entre os que acreditavam e os que não creram neles permanecia a esperança e a confiança que o Senhor elevado aos céus era a força e a garantia de sucesso para todos os seus empreendimentos.
A promessa de que o “poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e na Samaria, e até os confins da terra” encorajou os seguidores de Jesus a anunciar e preparar novos tempos.
Cantar que Deus é o grande rei de toda a terra e que Jesus Cristo, o filho amado estava sentado no seu trono glorioso fez os discípulos continuarem firmes construindo um caminho de serviço e de amor solidário e comprometido com a causa de todos.
Percebendo como muitas pessoas estavam aceitando o batismo e a palavra a Igreja dos primeiros tempos não tinha dificuldade de compreender as palavras de Jesus ditas no evangelho de hoje: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo”.
Também às pessoas neste terceiro milênio e obviamente aos cristãos que as palavras de Jesus continuam tendo uma atualidade extraordinária como afirma o Papa Francisco “Ide partilhar a experiência da fé, testemunhar o Evangelho com a força do amor, dando-se por inteiro como fez também Jesus. Não há fronteiras, não há limites, a boa notícia é para todos. Ser uma Igreja em saída capaz de ouvir o clamor de tantos que pedem o fim da corrupção, do desemprego, da mentira, da politicagem, do salve-se quem puder.

Que também os cristãos conectados com as redes sociais saibam e sejam conscientes e façam uso adequado de todos os recursos que a inteligência humana disponibiliza para que as maravilhas de Deus sejam anunciadas e vividas por todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário