quarta-feira, 26 de julho de 2017

HOMILIA NO TRÍDUO DA FESTA DE SÃO JOAQUIM E SANTA ANA - VERÊ - PR

DEUS PREPARA E FORTALECE

“Neto é filho com açúcar” é uma expressão utilizada para exprimir o carinho desmedido que os avós costumam ter em relação aos netos. Celebrar São Joaquim e Santa Ana, no contexto do Jubileu de 50 anos da Paroquia de Verê, é uma oportunidade para recuperar o significado do nome Joaquim que quer dizer: “Deus prepara e fortalece”. Por sua vez o nome Ana significa “Graça”. Neste caso graça que acompanha tudo aquilo que ao longo do tempo Deus prepara e fortalece.
Celebrar o jubileu na maneira como prescreve o livro do levítico tem o propósito de unir o povo pelos laços de fraternidade, e, além disso, conservar na memória os benefícios de Deus realizados na história.
A leitura do livro do Eclesiástico é extraordinária para o propósito desta celebração: Vamos fazer o elogio dos homens famosos, nossos antepassados através das gerações. Estes são homens de misericórdia; seus gestos de bondade não serão esquecidos. Os povos proclamarão a sua sabedoria,
e a assembleia vai celebrar o seu louvor”.
E a Palavra de Jesus no Evangelho parece ter sido proclamada para cada um de nós: Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. Em verdade vos digo, muitos profetas e justos 
desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram".
Joaquim e Ana não têm seus nomes escritos na Bíblia, mas representam a fé de todos os que esperaram a realização das promessas de Deus. O papa Francisco afirma que os dois fazem parte de uma longa corrente que transmitiu o amor a Deus oferecendo ao mundo. Amor que Maria proclamou no Magnificat: “O Senhor se lembrou da promessa que fez a nossos pais em favor de sua descendência para sempre”.
Os registros que se tem sobre a vida dos dois indicam que o casal foi um dos diversos na história da salvação que chegou a velhice sem ter filhos, ambos são chamados padroeiros dos avós por causa da sua profunda confiança em Deus. Segundo a tradição a esterilidade causava sofrimento e vergonha, pois para o judeu não ter filhos era sinal da maldição divina. Joaquim e Ana que viviam uma vida de fé e de temor a Deus foram, então, abençoados com o nascimento de Maria tornando-se assim os “avós de Deus”
A festa de São Joaquim e Sant’Ana destaca a importância dos avós na vida da família, principalmente, na transmissão da fé que é essencial para qualquer sociedade. No caso vereense, nos anos 1940 foi erguida a primeira capela em madeira lascada, e a história não oficial recorda que o Joaquim, pai do Joaquizinho e parente do outro Joaquim, decidiram nomeá-la doando como padroeiro um quarto Joaquim, neste caso o pai de Nossa Senhora.
Sem sombra de dúvida este episódio serve de inspiração na vida cotidiana e nos ensina a esperar o tempo de Deus. Na pessoa dos nossos avós celebramos hoje a história viva de tantos que como disse Jesus no Evangelho: desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”.
Pouco depois dos três Joaquim, muitos outros, cuja lista é quase impossível refazer, vieram do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e aqui cultivaram muito mais do que as riquezas que podemos desfrutar. Cultivaram a fé e a memória de um Deus vivo e presente no meio do seu povo.  
Cumprimento com entusiasmo e admiração a iniciativa do Padre Siniclei e de todos os que contribuíram para celebrar o Jubileu com a reforma da Igreja Matriz. Na verdade não se trata de reformar a Igreja, mas de preservar a fé que herdamos dos nossos antepassados.
Permitam-me concluir com uma música do folclore italiano: ‘é preciso recordar-se dos nossos bisnonos”.


Um comentário:

  1. Sábias palavras, suas reflexões faz refletir sobre a fé, sobre nossos pais a forma com que nos conduziram a igreja.....

    ResponderExcluir