sábado, 8 de julho de 2017

HOMILIA PARA O DIA 09 DE JULHO DE 2017

BENDIREI ETERNAMENTE O VOSSO NOME Ó SENHOR


Vivenciar um final de semana no inverno com temperaturas altas e sol brilhando como se fosse verão faz reacender os ânimos e se disponibilizar a extensa programação que em outras circunstâncias não teria o mesmo brilho e animação.
É esta a sensação de que se tem quando a liturgia reza o salmo de resposta deste domingo: Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura”. A oração do salmista faz reconhecer a presença de Deus nas pequenas coisas e acessível a todos indistintamente. Esta imagem de Deus é cantada em verso e prosa de muitas maneiras, uma delas diz mais ou menos assim: “O Deus em quem espero não me abandonará e creio firmemente que ele mi libertará”.
Esse é Deus revelado pelo profeta Zacarias na primeira leitura: “Exulta, cidade de Sião! Rejubila, cidade de Jerusalém. Eis que vem teu rei ao teu encontro, ele é justo, ele salva; é humilde e vem montado num jumento, ele quebrará o arco de guerreiro, anunciará a paz às nações”.
E como perceber essa presença de Deus senão compreendendo o que diz São Paulo na carta aos romanos: Vivam segundo o Espírito, deixem o espírito de Deus morar em vocês e desta forma não morrerão.
Independente das dificuldades e incompreensões que a vida oferece a palavra de Jesus no Evangelho é como uma manhã ensolarada de inverno: “Eu te louvo Pai, Senhor do céu e da terra... Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
Nesta caminhada a lembrança de Maria, em quem se cumpriram as promessas de Deus, colabora para que se reacenda em todos a fé a alegria e a esperança, sentimentos capazes de fazer frutificar em boas obras.

O momento é de rezar em comunhão a fim de que a Palavra de Deus realize em todos o que é sonho particular. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário