sexta-feira, 18 de agosto de 2017

HOMILIA PARA O DIA 20 DE AGOSTO DE 2017

ACOLHER E OBEDECER A PALAVRA

O ataque terrorista ocorrido nesta semana na Espanha dispensa comentários e não há quem não tenha sentimento de compaixão pelas vítimas da tragédia, indignação em relação aos responsáveis e questionamentos sobre o que o mundo pode fazer para que situações como esta deixem de se repetir.  
Não é difícil fazer uma analogia entre o terrorismo e a primeira leitura deste domingo, que conta em linguagem figurada a luta ente uma mulher grávida e um dragão. No final da leitura tanto a mulher que deu à luz como seu Filho saíram ilesos e vitoriosos. E a leitura termina com uma afirmação espetacular: “"Agora realizou-se a salvação, a força e a realeza do nosso Deus, e o poder do seu Cristo".
Dito em outras palavras é possível compreender que nenhuma ameaça, nenhuma atrocidade será maior que a salvação, a força e a realeza de Deus e do seu Filho. E neste contexto se pode reconhecer a figura de Maria, mãe de Jesus.
A narrativa da primeira leitura que retrata um encontro entre o bem e o mal termina com a vitória do bem, cuja força é dada a Maria para quem a Igreja desde muito cedo aplicou a figura da mulher vestida de sol. Foi para Maria que Deus preparou um lugar no deserto, onde ela vive para sempre. O filho que nasceu daquela mulher é Jesus foi levado para junto de Deus e do seu trono.
Convictos desta realidade a Igreja canta no salmo: “À vossa direita se encontra a rainha, com veste esplendente de ouro de Ofir. As filhas de reis vêm ao vosso encontro, e à vossa direita se encontra a rainha”.
A mulher vencedora é aquela que São Paulo fala na segunda leitura afirmando que farão parte da morada do Deus os que pertencem a Cristo.  Aqueles que pertencem a Cristo, não o fazem por um privilégio que tenham adquirido em qualquer circunstância da vida.
Pelo contrário, pertencem a Cristo porque souberam, como Maria, guardar todas as coisas em seu coração e fazer tudo o que ele diz. Maria venceu o dragão que queria lhe destruir a vida e devorar o Filho porque ela foi a primeira a fazer o que recomendou a todos: “façam tudo o que Ele lhe disser”.
Bem disse Santa Teresinha do Menino Jesus: “Maria Elevada a glória do céu espera dos cristãos mais do que ser reconhecida como Virgem e Rainha. Ela prefere ser imitada na simplicidade e nas provações que a vida lhes oferece”.
É neste sentido que a Igreja recorda a vida religiosa, condição em que homens e mulheres que se sentem chamados a servir Cristo e a Igreja neste estilo de vida procuram imitar Maria na alegre disponibilidade ir às pressas ao encontro daqueles que mais precisam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário