terça-feira, 22 de agosto de 2017

HOMILIA PARA O DIA 27 DE AGOSTO DE 2017

IGREJA SANTA E PECADORA

Estamos encerrando o mês de agosto, que na pastoral da Igreja é também chamado mês das vocações. Nos quatro domingos de agosto a liturgia recorda as vocações consagradas ao serviço da Igreja e ao serviço do mundo. Os sacramentos do matrimônio e da ordem são chamados “sacramentos do serviço”.  Tanto na primeira leitura quanto no evangelho é possível perceber que ambas tratam de vocação e de serviço. Nenhum dos casos apresentam pessoas e instituições extraordinárias no que diz respeito à perfeição.
A primeira leitura começa com estas palavras: Assim diz o Senhor... chamarei meu servo Eliacim... Eu o farei portar aos ombros a chave da casa de Davi; ele abrirá, e ninguém poderá fechar; ele fechará, e ninguém poderá abrir”.
E o evangelho termina com a missão dada a Pedro: Por isso eu te digo que tu és Pedro... Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”. Nos dois casos precisa ficar muito claro que a ideia central não é enaltecer as pessoas que são chamadas para as funções, as quais apesar das suas limitações e fragilidades são instrumentos de Deus e não pessoas com poderes extraordinários.
A mesma aplicação se pode fazer em relação a Igreja e toda a sua missão, ela é Santa e Pecadora, não é uma instituição que tem grandeza e poder em si mesma, pelo contrário “do lado aberto de Cristo nasceu a Igreja e os sacramentos” por isso mesmo a Igreja, apesar da sua fragilidade, é para o mundo sinal sacramental do Cristo vivo e da sua bondade.
Celebrando as diversas vocações a Igreja traz presente no último domingo os catequistas, não por uma questão de importância, mas porque neles está a totalidade dos serviços cuja vocação começa no batismo, condição que garante igualdade a todos os membros da Igreja. Na profissão de fé que se faz no batismo e no serviço alegre aos irmãos todos podem imitar Maria para quem a Igreja é devedora e lhe atribui veneração.
Afinal de contas, no ventre de Maria se formou Cristo que é a cabeça da Igreja; aos pés da cruz, onde nasceu a Igreja estava Maria e o discípulo amado a quem ela foi dada por mãe; no solene anuncio de pentecostes a Mãe de Jesus estava aí em oração.

Este domingo é um convite a repetir as palavras de Pedro: “Tu és o Messias o Filho do Deus Vivo”, repetição que pode ser feita melhor do que em palavras pelo testemunho dos pequenos atos. Que o Senhor ajude e fortaleça a todos nesta missão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário