sexta-feira, 29 de setembro de 2017

HOMILIA PARA O DIA 01 DE OUTUBRO DE 2017

MAIS DO QUE PALAVRAS, SÃO NECESSÁRIAS AÇÕES

A palavra missão há muito tempo deixou de ser utilizada somente no âmbito da religião.  Assim é comum se ouvir expressões: “Fulano de tal veio com uma missão de paz”; para algum caso difícil de se resolver aplica-se a frase: “Essa missão é muito exigente” e assim por diante. Na liturgia da Igreja o mês de outubro é reconhecido como mês das missões, o Papa Francisco repetiu diversas vezes que ele gostaria de ver uma “Igreja saindo em missão” e neste caso a palavra é clara e em sentido abrangente. Ele sugere uma Igreja aberta ao mundo e que responda aos anseios de um mundo justo, sustentável, humano, fraterno. Ele quer que a Igreja veja como sua missão acolher as pessoas que estão excluídas e marginalizadas da própria comunidade e da sociedade como um todo.
O desejo do Papa Francisco não é uma coisa nova. O profeta Ezequiel já anunciou isso que se lê na primeira leitura: “Quando um justo se desvia da justiça, pratica o mal e morre, é por causa do mal praticado que ele morre. Quando um ímpio se arrepende da maldade que praticou e observa o direito e a justiça, conserva a própria vida”. Está mais do que claro que missão é também anunciar e procurar a prática da justiça e da misericórdia.
No Salmo deste domingo se reza: “Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e compaixão. O Senhor é piedade e retidão, e reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justiça, e aos pobres ele ensina o seu caminho”.
São Paulo escreve aos filipenses o que se pode aplicar na atualidade: “Se existe alento no mútuo amor aspirai à mesma coisa, unidos no mesmo amor; vivei em harmonia, procurando a unidade. Nada façais por competição ou vanglória, mas, com humildade, cada um julgue que o outro é mais importante, e não cuide somente do que é seu, mas também do que é do outro”.
Jesus na parábola dos dois filhos mostra que não são os pecados e fraquezas que contam para Deus, mas a disposição de acertar e querer mudar de vida. Dizendo aos fariseus que os publicanos e prostitutas entrarão primeiro no reino dos céus Jesus não está legitimando o pecado, mas fazendo perceber que apesar do pecado aquelas pessoas tinham reta intenção de acertar e corrigir seus erros.

Reunindo-se neste domingo, em ação de graças, mais do que preces e orações é importante apresentar a Deus a própria vida e a vontade de fazer a sua vontade de doar a vida e de trabalhar para que todas as pessoas em todos os lugares sejam valorizadas com seus dons e defeitos, cuidando do bem de todos em favor de todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário