sexta-feira, 8 de setembro de 2017

HOMILIA PARA O DIA 10 DE SETEMBRO DE 2017

BOCA DO POVO CRIANDO O NOVO

Ninguém pode negar que as novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) são um precioso instrumento de comunicação e oportunidade para criar comunhão e proximidade mesmo com quem está muito distante fisicamente. Mas também é verdade que quando mal utilizadas as NTIC se tornam armas perigosas até para as pessoas que não tem familiaridade com elas. Nestes tempos de delação premiada o volume de fofocas e intrigas que se espalham como faíscas denegrindo e destruindo vidas e a reputação das pessoas está fora do controle. Ambas as situações acontecem todos os dias também dentro das comunidades cristãs e com lideranças da Igreja.
Neste ano Mariano e ainda respirando a festa da Natividade de Maria, que se celebrou na última sexta-feira, este domingo sugere pedir a Maria Mãe que sustenta a fé dos filhos que ela mostre a todos o caminho da verdade, do discernimento e da sabedoria, que em resumo consiste no encontro pessoal com Jesus.
A missão que Deus confia ao profeta Ezequiel, na primeira leitura deste domingo: “Quanto a ti, filho do homem, eu te estabeleci como vigia para a casa de Israel” é mais do que clara e se aplica a todas as pessoas de boa vontade. Diante de tantas situações em que a injustiça e toda forma de desprezo pela vida humana e de pouca relação fraterna, a tarefa dada ao profeta se aplica a todas as pessoas das comunidades cristãs: Não permita que a morte e o mal triunfem, faça a sua parte, enquanto Deus pacientemente espera e age com misericórdia.
Na mesma direção o salmo faz um convite claro e objetivo: “Não fecheis o coração, ouví, hoje, a voz de Deus”.  Rezando com o salmista deste domingo cada cristão é desafiado a fazer seu próprio exame de consciência perguntando-se como está vivendo sua fé e os valores do evangelho.
Paulo reforça o que Jesus já havia dito em outras ocasiões: Só existe uma maneira de ser bom, justo e correto: “Não fiqueis devendo nada a ninguém, a não ser o amor mútuo, o amor não faz nenhum mal contra o próximo”. Diante deste convite parece oportuno cada pessoa se perguntar sobre o bem ou mal que tem feito, no uso das NTIC e porque não no cuidado com a casa comum?
A Palavra de Jesus no Evangelho é um convite a criatividade para que aconteça em todos os lugares a promoção da fraternidade e do bem. “Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, à sós contigo”.  Antes de aproveitar para “detonar” alguém que eu não gosto ou que eu não simpatizo com suas ideias o evangelho ensina a oportunidade do diálogo, do perdão e da correção fraterna.

A oração de apresentação das oferendas deste domingo reitera aquilo que deveria ser a prática de todos nas comunidades cristãs: “Fazei que nossa participação na Eucaristia reforce entre nós os laços de amizade”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário