sexta-feira, 15 de setembro de 2017

HOMILIA PARA O DIA 17 DE SETEMBRO DE 2017

PERDOAR COM QUALIDADE E JUSTIÇA

A onda de violência que toma conta da sociedade contemporânea amedronta e de algum modo traz sofrimento para todos. E não se fala somente de violência física, muitas situações do cotidiano carregam em si violência moral e psicológica. Não se pode negar que o descaso pela pessoa humana presente nas esferas políticas e governamentais que desrespeitam a legislação e o cuidado com a saúde, a educação, o transporte, a segurança e a previdência social faz sofrer a todos se constituindo num grave pecado da sociedade atual.
Fazendo um breve estudo da ação de Jesus conforme conta o Evangelho de Mateus, se poderá ver que ele é apresentado como o mestre de justiça capaz de gerar novas relações entre as pessoas e construir uma sociedade mais humana e fraterna.
Quando se trata de perdoar é necessário superar os aspectos quantitativos desenvolvendo a capacidade de desligar o pecado sem deixar de fazer a justiça. Viver as práticas e doutrinas de uma religião implica não ser um cumpridor de leis e normas de conduta, mas reconhecer que o perdão é sempre mais importante que a vingança, como se reza na missa: “Que o perdão supere o ódio e a vingança dê lugar a reconciliação”.
O livro do Eclesiástico faz um alerta objetivo e seguro: Lembra-te do teu fim e deixa de odiar; pensa na destruição e na morte, e persevera nos mandamentos”. Em outras palavras que a justiça seja feita, mas para isso não é necessário cultivar ódio e rancor.
O salmo deste domingo convida a bendizer a Deus que “Não fica sempre repetindo as suas queixas, nem guarda eternamente o seu rancor. Não nos trata como exigem nossas faltas”.
Afinal de contas, como afirma São Paulo: “Ninguém dentre nós vive para si mesmo ou morre para si mesmo”. É neste sentido que a resposta dada por Jesus se aplica também na atualidade: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete”.
Que a reunião dos cristãos neste domingo ensine a medida do perdão, que na prática da justiça e supere todos os limites contribuindo para criar novas relações de fraternidade e bem querer favorecendo para que a paz aconteça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário