quinta-feira, 21 de setembro de 2017

HOMILIA PARA O DIA 24 DE SETEMBRO DE 2017

JUSTO É O SENHOS EM SEUS CAMINHOS

Uma das coisas que as pessoas têm em alta estima é a seriedade das palavras. Ninguém gosta de ser tapeado, ou de alguém que ora diz uma coisa, ora diz outra. Costuma se qualificar tais pessoas de “Maria vai com as outras”. Por isso se diz que a Bíblia é a Palavra de Deus, e que embora seja uma coleção de livros e textos, é uma só e mesma Palavra. Deste modo fica claro a indignação presente na sociedade diante da onda de denúncias e desmandos praticados em todas as esferas da política brasileira. Os bispos do Brasil declararam que as pessoas estão desencantadas com os políticos e os governantes, por sua falta de seriedade nas palavras.
A fala do profeta Isaias neste domingo não poderia ser mais animadora e cheia de ternura: Meus pensamentos não são como os vossos pensamentos e vossos caminhos não são como os meus caminhos, diz o Senhor”. Tudo o que está nas mãos de Deus supera infinitamente todas as capacidades humanas. A palavra do profeta se resume em uma única verdade: “Esperança”.
Por isso mesmo a Igreja inteira reza, respondendo à Palavra do profeta: Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura”.
São Paulo, preso e apenas esperando sua execução, faz um balanço de toda a sua vida e de todas as suas ações e conclui com um convite que merece ser aplicado ao dia a dia de todas as pessoas: “Só uma coisa importa: vivei à altura do Evangelho de Cristo”.
Como em outras ocasiões, na parábola do bom patrão Jesus mostra como sua vida está em sintonia com as preocupações do seu tempo e do seu povo. Ele tinha clareza da falta de trabalho e oportunidade que deixava muitas pessoas à margem da sociedade. A prática do patrão não se limita a partir do certo e do errado a da concordância com a lei. O evangelho confirma o que disse o profeta: “meus pensamentos não são como os vossos pensamentos...” Mais importante do que pagar com justiça aos trabalhadores é pagar o suficiente para que todos tenham o necessário para sua sobrevivência e a dignidade da sua família.
Jesus desmonta a ideia de direitos e méritos, ele identifica a inveja daqueles que se acham melhores que os demais. Na dinâmica do reino não tem espaço para disputas mesquinhas sobre quanto alguém faz supostamente pelo outro. Jesus de novo propõe a qualidade da ação mais do que a quantidade.

A liturgia convida a todos e a cada pessoa em particular a se deixar moldar pela Palavra de Deus de modo que pela prática dos conselhos evangélicos seja possível a construção de uma sociedade sempre mais autêntica, humana e fraterna. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário