quarta-feira, 25 de outubro de 2017

HOMILIA PARA O DIA 29 DE OUTUBRO DE 2017

SENHOR, SOIS A FORÇA E A SALVAÇÃO
Que as relações humanas e a vida em sociedade exigem certa regulação legal ninguém dúvida. Para garantir a segurança e o progresso das comunidades e sociedades todos os envolvidos se sujeitam a normas, regras, leis, acordos de cavalheiros e assim por diante. Mas, é preciso ficar claro que toda regra ou regulação não tem um objetivo em si mesma, pelo contrário, as leis têm a finalidade de promover as pessoas e a dignidade de todos.
No evangelho deste domingo, mais uma vez, Jesus é colocado à prova pelos entendidos em leis. A pergunta de hoje é sobre a escala de importância das inúmeras normas a que estava sujeita a sociedade de Israel de acordo com a Sagrada Escritura.
Como das outras vezes que os Fariseus tentaram embaraçar Jesus diante de todos, Ele, mais uma vez, aponta noutra direção muito mais interessante e que vai muito além da frieza e da rigidez das leis.
Diante da pergunta: “'Mestre, qual é o maior mandamento da Lei? ” Jesus não se intimida e responde sem constrangimento: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!' Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: `Amarás ao teu próximo como a ti mesmo'. Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.
Em poucas palavras Jesus desmonta o modo egoísta dos fariseus interpretar a lei. Mais do que saber de cor as escrituras, todos são desafiados a testemunhar que vivem a experiência de amar a Deus sendo amoroso com os irmãos.
A palavra de Jesus fica ainda mais clara se comparada com a primeira leitura. Amar os irmãos é muito fácil quando o irmão está na mesma condição daquele que diz que ama. O texto do Êxodo proclamado hoje é taxativo quando se trata de praticar o amor: Não oprimas nem maltrates o estrangeiro, pois vós fostes estrangeiros na terra do Egito. Não façais mal algum à viúva nem ao órfão”. Fazer reconhecer o amor a Deus implica não se deixar corromper e ter clara preferência, sobretudo, por aqueles que tem maiores necessidades e que experimentam maior sofrimento e abandono.
Paulo, elogia a comunidade dos Tessalonicenses exatamente porque vivem uma experiência de amor concreto: E vós vos tornastes imitadores nossos, e do Senhor, acolhendo a Palavra com a alegria do Espírito Santo, apesar de tantas tribulações. Assim, nós já nem precisamos de falar, pois as pessoas mesmas contam como vós nos acolhestes e como vos convertestes, abandonando os falsos deuses, para servir ao Deus vivo e verdadeiro”.
Isso leva a Igreja rezar ainda hoje: “Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga sois meu escudo e proteção: em vós espero”

Celebrando, neste domingo, a memória daquele que faz compreender a importância de todas as leis, a Igreja reunida em oração celebra o desafio de compreender a lei, não pela força dela mesma, mas antes de tudo pelo crescimento da fé, da esperança e da caridade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário