quinta-feira, 9 de novembro de 2017

HOMILIA PARA O DIA 12 DE NOVEMBRO DE 2017

ALEGRES E VIGILANTES

No domingo passado e neste domingo, mais de 6 milhões de jovens brasileiros experimentam momentos de tensão e expectativa com a realização do Exame Nacional do Ensino Médio. Os conteúdos, o tema da redação, o horário de fechamento dos portões, o trânsito para chegar ao local das provas. Tudo se constitui numa experiência de vigilância ao mesmo tempo de alegre expectativa. No Vaticano acontece o Simpósio Nuclear sobre o desarmamento nuclear. Sem dúvida estes fatos podem ser iluminados com a Palavra de Deus sugerida para este domingo na liturgia da Igreja.
O livro da Sabedoria revela numa linguagem emocionante a verdadeira expectativa que deve guiar as pessoas: “Meditar sobre a sabedoria é a perfeição da prudência; e quem ficar acordado por causa dela em breve há de viver despreocupado. Pois ela mesma sai à procura dos que a merecem, cheia de bondade, aparece-lhes nas estradas e vai ao seu encontro em todos os seus projetos”.  E São Paulo convida aos tessalonicenses a se preocupar com uma única coisa: “Irmãos, não queremos deixar-vos na incerteza a respeito dos mortos, para que não fiqueis tristes como os outros, que não têm esperança. Se Jesus morreu e ressuscitou - e esta é nossa fé - de modo semelhante Deus trará de volta, com Cristo, os que através dele entraram no sono da morte. Exortai-vos, pois, uns aos outros, com estas palavras”.
A história das virgens do Evangelho, não é outra coisa senão um convite para evitar as tensões e preocupações da última hora. Aquilo que se pede aos jovens que querem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio, e ao mundo em relação ao desarmamento nuclear, espera-se que seja também a atitude de todas as pessoas em relação ao cuidado com a vida e com todas as situações que dizem respeito ao futuro da vida. Deixar que as lamparinas se apaguem por falta do azeite da esperança e do cuidado é um risco que todos correm quando todas as coisas parecem já estar no patamar de segurança.
Rezar numa única voz no dia do Senhor é um clamor que se eleva ao Pai pela comunhão entre todos como se reza no salmo: “Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora ansioso vos busco! A Minh ‘alma tem sede de vós, minha carne também vos deseja, como terra sedenta e sem água! ”
Deus continua vindo ao encontro do mundo, como o noivo ao encontro da esposa, que ele não nos encontre despreparados e alheios às preocupações do cotidiano, como quem nada tem a ver com o mundo presente. Dentre as preocupações da atualidade o Papa Francisco tem apresentado sua angústia em relação ao armamento nuclear pelo mundo e pede que todos abasteçam suas lâmpadas procurando a paz e pelo uso dos bens da criação em favor do desenvolvimento e uma justa qualidade de vida para todos, indivíduos e povos, sem distinção”.
O momento exige estar com as lâmpadas acesas e não se acomodar com aquilo que já se sabe sobre o assunto, ou com as informações que a imprensa apresenta quase sempre tendenciosas e de acordo com interesses de uns ou de outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário