quarta-feira, 15 de novembro de 2017

HOMILIA PARA O DIA 19 DE NOVEMBRO DE 2017.

SERVO BOM E FIEL

 Dia mundial dos pobres.

No oeste de Santa Catarina, as famílias mais tradicionais são normalmente numerosas sendo comum usar os dedos das mãos para dizer que cada filho é diferente. E de um jeito jocoso se qualifica aquele filho que costuma causar problema e preocupação para os pais com a expressão: “Em toda casa tem um filho que serve para nada”. Esse fato pode ilustrar e ajudar a compreender a parábola do evangelho deste domingo bem como as outras duas leituras e o salmo.
O texto dos Provérbios aponta as qualidades de uma mulher, as quais podem ser resumidas numa expressão: Pessoa de coragem! Alguém que não tem medo de enfrentar as agruras que a vida oferece a fim de garantir a qualidade e a dignidade de todos os que dela se aproximam: “Mulher prudente, mulher bendita, busca a vontade de Deus qual tesouro na vida”.
São Paulo tranquiliza os Tessalonicenses insistindo que não fiquem de braços cruzados, que não alimentem uma esperança vazia, mas que que sejam esperançosos, ou seja, alguém que faça a sua parte, que lute com todas as forças para que se realize aquilo que do ponto de vista da esperança é apenas um sonho: Todos vós sois filhos da luz e filhos do dia. Não somos da noite, nem das trevas. Portanto, não durmamos, como os outros, mas sejamos vigilantes e sóbrios”.
Por isso mesmo a Igreja sugere a oração do salmo 127. Rezando este salmo a pessoa pode confiar que Deus está fazendo a sua parte na construção de uma sociedade justa, fraterna, humana e solidária. Mas garantir que tudo isso aconteça para todas as pessoas supõe que cada um faça produzir os seus dons e talentos: Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem”!
E nada é mais claro do que o acerto de contas do evangelho: Servo mau e preguiçoso, enquanto você ficou parado sem produzir ou fazer até o pouco que você julga possuir foi se perdendo. Dito em outras palavras, aquele que não põe seus dons e não faz produzir para uma vida melhor para todos não passa de alguém que afirma amar a Deus, mas nada faz de concreto para amar os irmãos.

É neste sentido que o Papa Francisco instituiu o “Dia mundial dos pobres” e pede que todos se sintam comprometidos com um mundo mais digno e bom para todos. A motivação do Santo Padre para este dia é objetiva: “Filhinhos, não amemos só com palavras, mas com ações e em verdade”.  Parafraseando poderia se afirmar: “Filhinhos não enterrem seus talentos”... “Filhinho não seja mais um daqueles que não serve para nada”. Que esta liturgia, a oração e a Eucaristia ensinem todos que os “pobres não são um problema: São uma maneira para acolher e viver o Evangelho”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário