sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

HOMILIA PARA O DIA 10 DE DEZEMBRO DE 2017 - 2º DO ADVENTO

CAMINHAR SEM PERDER A ESPERANÇA

Se dedicássemos um tempo para fazer uma retrospectiva dos noticiários de 2017, certamente não iríamos passar um dia se quer sem encontrar uma notícia sobre corrupção, ladroagem, instabilidade política e econômica. Neste segundo domingo do advento nos reunimos para rezar e a primeira oração que o padre faz na missa diz assim: “Nós vos pedimos que sejamos instruídos pela vossa sabedoria” e a última oração vai reforça o pedido: “Que a participação na Eucaristia nos ensine a julgar com sabedoria tudo o que existe na terra e a colocar nossas esperanças nas coisas do céu”.
Não fugir das coisas da terra e colocar a esperança nas coisas do céu é também o ensinamento da Palavra de Deus. O profeta Isaias fala para o povo às vésperas da libertação da escravidão que tinha sido submetido na Babilônia e para estes ele diz: Falai ao coração de Jerusalém Preparai no deserto o caminho do Senhor, aplainai na solidão a estrada de nosso Deus. Nivelem-se todos os vales, rebaixem-se todos os montes e colinas; endireite-se o que é torto e alisem-se as asperezas: Eis o vosso Deus, eis que o Senhor Deus vem. Como um pastor, ele apascenta o rebanho, reúne, com a força dos braços, os cordeiros e carrega-os ao colo; ele mesmo tange as ovelhas-mães”.
No salmo a liturgia repete o que o povo do Antigo Testamento fez numa mesma oração: Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, e a vossa salvação nos concedei”. Pedro, na segunda leitura faz uma advertência: Uma coisa vós não podeis desconhecer, caríssimos: para o Senhor, um dia é como mil anos e mil anos como um dia. O Senhor não tarda a cumprir sua promessa, como pensam alguns, achando que demora. Ele está usando de paciência para convosco. Pois não deseja que alguém se perca. Ao contrário, quer que todos venham a converter-se”. Fique claro que se trata de uma advertência no sentido da vigilância e não de uma ameaça para colocar medo e pânico nas pessoas.

No evangelho João Batista mostra um novo jeito de mostrar o que Deus está presente no mundo: Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”. A insistência da Palavra de Deus pode ser compreendida como um desafio para todos: Enxergar a presença de Deus no mundo e realizar a mudança que essa presença implica depende de cada pessoa. Obviamente que para isso é preciso uma mudança no modo de pensar e de agir. A vida vai muito além de todo o comércio e de toda as festividades que o consumismo mercantilista oferece. Que a água do batismo conforte e renove nosso coração e nosso modo de ver e viver no mundo.

Um comentário:

  1. Que o bom Deus venha em nosso socorro, pois sem Ele, não há conversão.

    ResponderExcluir