quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

HOMILIA PARA O DIA 17 DE DEZEMBRO DE 2017

ALEGRIA REVESTIDA DE REALIDADE


A expectativa de chegada das férias e festas de Natal e final de ano sem sombra de dúvida são oportunidade de intensa alegria. Alegria é também o sentimento de uma mãe grávida quando se aproxima o tempo de dar a luz. É claro que nas duas situações é uma alegria misturada com apreensão e cuidado. As férias e festas de natal, se não forem bem planejadas podem comprometer o orçamento do ano inteiro. O momento do parto é sempre de apreensão e uma certa angústia que exige cuidados particulares.
É isso que se reza na liturgia deste terceiro domingo do advento: “Dai que possamos chegar as alegrias da salvação e celebrar repletos de júbilo”. Este sentimento é o que o profeta Isaias tenta incutir no seu povo que está retomando a vida depois de ter voltado para a sua pátria. “O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu; enviou-me para dar a boa-nova aos humildes, curar as feridas da alma, pregar a redenção para os cativos e a liberdade para os que estão presos; para proclamar o tempo da graça do Senhor”.
Os longos nove meses de gestação que toda mãe experimenta são repletos de momentos extraordinários como o que aconteceu com Maria e que a fez cantar de alegria e de medo: “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada”.
Não sem razão São Paulo pede aos Tessalonicenses: “Estai sempre alegres! Rezai sem cessar. Dai graças em todas as circunstâncias, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo”.
E João Batista desmonta curiosidade dos enviados das autoridades de Israel: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”.

Eis que cada pessoa e as comunidades inteiras reunindo-se para rezar, não fazem isso para fugir dos compromissos e desafios do mundo. Pelo contrário, todos rezam juntos para abastecer-se e se encher de coragem e entusiasmo para iluminar o mundo mais do que com palavras com o testemunho de serviço alegre e de amor comprometido com as pessoas e com tudo o que promove a vida com dignidade e alegria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário