quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

HOMILIA PARA O QUARTO DOMINGO DO ADVENTO - 24 DE DEZEMBRO DE 2017 - ANO B

FAZER-SE MORADA DE DEUS 
É O SONHO DE TODOS

Ser reconhecido por algum trabalho realizado, receber um elogio pelo cumprimento de alguma tarefa. Agradecer e ser agradecido são atitudes extraordinárias que tanto transformam a vida das pessoas como das sociedades. Antoine de Saint Exupery, autor do livro O pequeno príncipe fala sobre a responsabilidade e diz: “peço-te que vivas mais daquilo que dás do que daquilo que recebes”. E de fato esta atitude é extraordinária e faz um bem enorme quando levada a sério. Pois foi isso que Maria tão bem soube fazer, e fez isso à luz do exemplo de muitos homens e mulheres que viveram no seu tempo confiados à graça de Deus.

Confusa com a visita e saudação do anjo, ela dá uma resposta que modificou a história da humanidade: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a sua palavra”. Está claro para todos que esta resposta não foi um momento apenas, mas teve implicações para o resto da vida e que ela muito bem soube administrar e renovar sua decisão de fazer sempre a vontade de Deus.

Davi, que foi um rei poderoso e muito sábio imaginava que poderia governar até o futuro de Deus sobre a terra. Decidido a construir um templo para servir de morada, recebe uma resposta que lhe causou embaraço, Deus manda o profeta lhe fazer uma recordação que o rei não tinha se dado conta: “Fui eu que te tirei do pastoreio, do meio das ovelhas, para que fosses o chefe do meu povo, Israel. Estive contigo em toda a parte por onde andaste, e exterminei diante de ti todos os teus inimigos, fazendo o teu nome tão célebre como o dos homens mais famosos da terra. Vou preparar um lugar para o meu povo, Israel: eu o implantarei, de modo que possa morar lá sem jamais ser inquietado”.

São Paulo recorda aos romanos que Jesus Cristo é a grande e extraordinária maneira que Deus encontrou para ser fazer reconhecido e amado e pede que sejam capazes de uma atitude muito simples, mas decidida: Tenham fidelidade ao evangelho que receberam.

Não resta dúvida que as orientações dadas ao Rei Davi, serviram de baliza para resposta de Maria e para sua fidelidade a vida toda. Por sua vez o seu exemplo era também um indicativo paras os primeiros seguidores de Cristo e naturalmente continua sendo útil para toda a sociedade contemporânea.


Todos indistintamente são chamados a dar seu sim a Deus e a ser portadores do Cristo que se acredita, para todos e para todos os lugares. Para isso pede-se de cada um a mesma atitude que foi pedida aos romanos: Fidelidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário