quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

HOMILIA PARA O DIA 07 DE JANEIRO DE 2018 - ANO B

PROCURO MEU IRMÃO...


A solenidade da Manifestação do Senhor, encerra as festividades natalinas e o tempo litúrgico do Natal. Os magos que saíram a procura do verdadeiro Astro, procuravam alguém que lhes fosse semelhante e que pudesse lhes ajudar a encontrar caminhos para as muitas dificuldades que a sociedade daquele tempo exigia de todos os que ocupavam tarefas de direção e responsabilidade.
Encontrar Jesus, continua sendo um desafio para a sociedade contemporânea, reconhecer o verdadeiro Astro que ilumina todas as pessoas, todos os caminhos e todas as decisões não é uma tarefa fácil na sociedade atual marcada por muitos e grandes desafios no que diz respeito à valorização e humanização das relações pessoais e sociais.
O profeta Isaias fala da luz que deverá brilhar para todos e pede aos seus conterrâneos que reconheçam seus irmãos e seus filhos que chegam de todas as partes e cada um deles é uma réstea da luz de Deus que se levanta e brilha para todos.
São Paulo, como é comum nas suas cartas, faz um esclarecimento aos efésios procurando ajuda-los ver que todas as pessoas, independente da sua condição, procedência e origem são igualmente participantes e herdeiros de todas as promessas e de todas as vantagens que o Cristo garantiu com a doação de sua vida.
No evangelho, cada pessoa vê Jesus de acordo com a sua condição na relação com os outros. Assim os magos procuram um menino, que eles chamam de rei e identificam como o Astro de todos os povos, luz que brilha para mostrar o caminho a todos que desejam reconhece-la. Já Herodes se sente ameaçado porque o novo rei pode ser alguém mais justo e humano em todas as suas decisões. E para Deus o menino não é outra coisa senão a atitude de tornar-se pequeno e esconder sua condição divina na natureza humana.
Mais do que em outros tempos é importante também que os cristãos e todas as pessoas de boa vontade enxerguem os sinais dos tempos e cultivem o comprometimento com a construção de uma sociedade justa e solidária.
As pessoas que procuram seu irmão na atualidade são desafiadas e serem “Sal da Terra e Luz do mundo” de maneira que aconteça também na atualidade o que se reza no salmo deste domingo: “Nos seus dias a justiça florirá e grande paz, até que a luz perca o brilho”. Ninguém deixara de elevar o louvor àquele que libertará o sofredor que suplica e todos aqueles que muitas vezes são anônimos excluídos das benesses que a sociedade contemporânea privilegia e coloca ao alcance de poucos.

A Eucaristia, a oração e a Palavra são a nova estrela que conduz a todos para o encontro com o irmão e com Jesus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário