terça-feira, 9 de janeiro de 2018

HOMILIA PARA O DIA 14 DE JANEIRO DE 2018 - 2º DO TEMPO COMUM

SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO

Não é raro quando uma pessoa não sabe discernir ou tomar decisões sobre sua vida que se use a expressão: “fulano parece uma barata tonta”. O Filósofo Sêneca falou sobre esse assunto com o provérbio: “Para o barco que não sabe o porto onde quer atracar, qualquer vento é favorável”.  Pois é sobre decisão e capacidade para dar rumo na vida que tratam as leituras deste domingo.
Samuel, jovem ainda, é chamado por Deus e tem dificuldade de reconhecer a voz e o chamado que lhe é feito. Depois de algumas alternativas, ouve o conselho que lhe é dado com a força da experiência. “Então disse Eli a Samuel: “Volta a deitar-te e, se alguém te chamar, responderás: ‘Senhor, fala, que teu servo escuta!.  E Samuel voltou ao seu lugar para dormir. O Senhor veio, pôs-se junto dele e chamou-o como das outras vezes: “Samuel! Samuel!” E ele respondeu: “Fala, que teu servo escuta”.
São Paulo é taxativo alertando os coríntios: “Porventura ignorais que vossos corpos são membros de Cristo? Quem adere ao Senhor torna-se com ele um só espírito. De fato, fostes comprados, e por preço muito alto. Então, glorificai a Deus com o vosso corpo”.
Os discípulos de João Batista, reconhecendo Jesus, pelo testemunho do seu mestre, não se contentam e vê-lo, querem saber mais sobre ele. “Mestre onde moras?” E Jesus os desafia a mudar seu referencial: “venham e vejam”.
Sem medo de errar, pode ser aplicada a Palavra de Deus deste domingo a todas as pessoas de boa vontade. Não se trata simplesmente de fazer uma aceitação romântica da pessoa de Jesus. Chamá-lo de mestre consiste em ir ver onde ele mora. Ele não se esconde, pelo contrário, se faz conhecer no meio das pessoas e nas necessidades de todos.
Ser cristão é uma exigência que pode se traduzir na expressão do Evangelho: “Ser sal da terra e luz do mundo”. A prática daqueles que aceitam Jesus precisa ser uma vida de comprometimento com todas as causas que promovem e dignificam as pessoas e todos os lugares e em todas as relações.

Rezar e ouvir a Palavra, partilhar a Eucaristia e se comprometer praticando a caridade e a solidariedade com todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário