quinta-feira, 26 de abril de 2018

HOMILIA PARA O DIA 29 DE ABRIL DE 2018


ESCOLHIDOS PARA DAR MUITOS FRUTOS

Os recursos das novas tecnologias digitais de informação e comunicação facilitaram muito a vida das comunidades e de todos os que delas se utilizam para divulgar, convidar, anunciar e até se tornar conhecido. Quase todas as comunidades cristãs e grupos de pastoral ou movimentos na Igreja utilizam as redes sociais para tornar conhecidas suas programações e atividades. Sem sombra de dúvida esta é uma alternativa interessante e que produz muitos efeitos. Mas a Palavra de Deus, sugerida para este domingo apresenta um desafio muito maior e que foi colocado em prática pelas comunidades cristãs quase dois mil anos do advento das tecnologias.
Os Atos dos Apóstolos mostram como Paulo foi reconhecido pelos discípulos e pela comunidade não pela propaganda, mas pela firmeza da sua pregação e pela verdade do seu testemunho e isto com a graça do Espírito Santo fez a Igreja crescer: Barnabé tomou Saulo consigo, levou-o aos apóstolos e contou-lhes como Saulo tinha visto o Senhor no caminho, como o Senhor lhe havia falado e como Saulo havia pregado, em nome de Jesus, publicamente, na cidade de Damasco. Daí em diante, Saulo permaneceu com eles em Jerusalém e pregava com firmeza em nome do Senhor”.
Na segunda leitura João lança um desafio para cada pessoa convidando a fazer um exame de consciência sobre si mesmo levando em conta o único critério verdadeiramente necessário: “Este é o seu mandamento: que creiamos no nome do seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, de acordo com o mandamento que ele nos deu. Quem guarda os seus mandamentos permanece com Deus e Deus permanece com ele”.
No Evangelho Jesus aponta uma condição “sine qua non  para que alguém seja reconhecido nos seus frutos. Isso significa, permanecer unido a videira e aceitar ser podado. A recusa a esta condição tem uma única condição: “Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados”. Ao contrário, porém: “Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedí o que quiserdes e vós será dado”.
O que significa precisamente “permanecer unido a Videira” no mundo contemporâneo senão compreender e agir como “sal da terra e luz do mundo”. Ou seja, buscar a santidade não necessariamente afastando-se das realidades deste mundo, mas santificando-se e fazendo outros se santificar nas ações cotidianas seja na Igreja seja no trabalho e em todos os lugares onde a pessoa realiza suas atividades diárias.

5 comentários:

  1. Que possamos permanecer na palavra do Senhor,buscando a santidade e levando ao nossos irmaos o agir da palavra.

    ResponderExcluir
  2. Que possamos permanecer na palavra do Senhor,buscando a santidade e levando ao nossos irmaos o agir da palavra.

    ResponderExcluir
  3. Que possamos permanecer na palavra do Senhor com nossas acoes , buscando sempre a santidade.

    ResponderExcluir
  4. Que possamos permanecer na palavra do Senhor com nossas acoes , buscando sempre a santidade.

    ResponderExcluir
  5. E, não há como permacer na videira longe dela, como muitos de nós pensamos.

    ResponderExcluir