quinta-feira, 5 de abril de 2018


SOLIDARIEDADE E RESPEITO COM AQUELES QUE ESTÃO EM DIFICULDADE

Nestes dias Itajaí é a sede da maior competição esportiva no mar. Velejadores de diversas partes do mundo fazem sua escala e período de reabastecimento para depois continuar sua viagem. Nesta etapa alguns são vitoriosos, noutra etapa podem ser outros. Todos chegam contando suas façanhas positivas e seus desafios, para nenhum deles o outro competidor deixa de ser importante e a quem se possa dispensar solidariedade e ajuda e estímulo.
Pois é uma lição semelhante que se pode tirar da Palavra de Deus neste domingo. Na certeza da ressurreição de Jesus as primeiras comunidades não se iludiram com o sucesso da vitória. Pelo contrário trouxeram sempre presente os desafios que enfrentaram para garantir o resultado que provaram com a ressurreição e a nova vida que Jesus garantiu a todos. Isso não significa que não tivessem a percepção que o futuro continuaria a ser desafiador para as comunidades que se formavam inspiradas nos acontecimentos daquele primeiro dia da semana.
Na leitura dos Apóstolos eles estão bem conscientes da sua missão e da exigência do seu testemunho para que muitos acreditem naquilo que querem anunciar. As pessoas passaram a estimar as comunidades que se formavam não por causa de suas doutrinas, mas por causa da fraternidade e da seriedade na administração daquilo que pertencia a todos.
Na segunda leitura João convida todos a se desafiar na realização do bem e na superação de todas as violências e perigos que o mundo oferece. Acreditar em Jesus e na sua vitória implica na capacidade de envidar todos os esforços para ser também vencedor de tudo aquilo que estraga e diminui a fraternidade e a cooperação humanas.
Os relatos das aparições de Jesus não se limitam a narrativas de fatos ocorridos num passado distante, mas fazem a comunidade reviver a memória do seu Senhor. Jesus ressuscitado não é o vitorioso e livre das dores da morte e da cruz. Mostrando as mãos e o lado fica evidente que sua vitória não está separada do seu sacrifício. O Evangelho ensina que não se pode separar a euforia pascal do calvário da sexta feira da paixão.
Como os discípulos que reconheceram Jesus, também os cristãos da atualidade são desafiados a dar de forma gratuita e generosa o testemunho de quem viu Jesus. Os Tomes da atualidade são os excluídos de nossas comunidades e que não reconhecem naqueles que estão dentro das igrejas e dos grupos de oração um testemunho que seja fidedigno. Chagados, sofredores, violentados, excluídos os Tomés contemporâneos esperam dos cristãos a atitude de quem é Sal da Terra e Luz do Mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário