sexta-feira, 4 de maio de 2018

HOMILIA PARA O DIA 06 DE MAIO DE 2018


AMAR NÃO COM PALAVRAS, MAS EM AÇÕES E EM VERDADE

As notícias sobre a queda de um edifício ocupado irregularmente em São Paulo, trouxe à baila uma enorme e antiga discussão sobre o direito à moradia e a dignidade das pessoas. Esta semana todos os meios de comunicação dedicaram horas de reportagens tratando sobre uma infinidade de questões relacionadas ao fato. Quase não se viu uma opinião que tocasse no cerne do problema. As palavras do Cardeal de São Paulo não encontraram eco na grande imprensa. Dom Odilo colocou as igrejas a disposição para acolhimento dos vitimados pela tragédia, fez mediação com as autoridades, mas tudo isso não passa de medidas paliativas em relação ao grande problema que o mesmo arcebispo apontou: Não temos um déficit habitacional… o que nós temos é uma distribuição inadequada das habitações… falta uma política habitacional adequada para as necessidades da população”. Em outras palavras enquanto não se resolver isso vão continuar se repetindo tragédias deixando as pessoas e a sociedade sempre mais vulnerável.
Tratar destas questões com seriedade é uma forma de viver o Evangelho que recomenda não apenas discursos bonitos, mas ações e verdade: “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça”.
Amar as pessoas como Jesus pede no Evangelho, exige ter a coragem e o discernimento de não fazer pré-julgamentos das pessoas tratando-as como merecedoras disso ou daquilo. Pedro, inspirado pelo Espírito Santo declarou: Podemos, por acaso, negar a água do batismo a estas pessoas que receberam, como nós, o Espírito Santo? E mandou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo”.
Amar as pessoas significa compreender que “Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele” e não para julgar o mundo e os outros segundo nossos critérios.
Peçamos que a Eucaristia nos fortaleça e nos coloque no caminho dos pobres e desvalidos, daqueles que muitas vezes são excluídos das políticas de igualdade e inclusão e que invariavelmente são vítimas do descaso e do desrespeito daqueles que se dizem responsáveis e que governam e apenas se lembram de ver os desvalidos quando a desgraça já lhes bateu a porta.
Que os cristãos sejam fortalecidos pelo profetismo de Jesus e tenham a coragem de encarar as realidades que contradizem o Reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário