quinta-feira, 10 de maio de 2018

HOMILIA PARA O DIA 13 DE MAIO DE 2018 - ASCENSÃO DO SENHOR


CONSTRUIR RELAÇÕES HUMANIZANTES


Qualquer pessoa que se preocupe em deixar algum legado, ou ensinamento que se perpetue e que por meio dele possa permanecer na memória das pessoas, se preocupa em formar seguidores e discípulos que se apaixonem por sua ideia e seu modo de ver o mundo e as relações por ele construídas. Pois é desta preocupação que trata a Palavra de Deus deste domingo.
Jesus tinha convicção que foi enviado pelo Pai e que devia estabelecer um processo de conversão continuada e ampliação da sua doutrina e da sua visão de mundo a partir da misericórdia de Deus. Por conta disso, durante três anos fez um grande número de discípulos, de admiradores e preparou os apóstolos para que dessem continuidade a tudo o que ele havia iniciado.
Nos quarenta dias que se sucederam à páscoa Jesus apareceu diversas vezes ao seu grupo e lhes deu as últimas orientações sobre a continuidade da missão e os desafios que isto implicava. Hoje, subindo ao céu diante deles deixa o mandamento mais importante: “'Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura” dando-lhes essa tarefa ele faz menção às dificuldades que terão pela frente: lidar com serpentes, beber veneno, falar línguas estranhas, impor a mão em doentes e até reconhecer demônios. “Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus”.
Conforme o tempo passou aqueles que conheceram e que viveram com Jesus foram morrendo e sua doutrina corria o risco de cair no esquecimento. Para evitar isso foi preciso registrar os feitos a fim de que a lembrança pudesse ajudar na continuação da tarefa. Então Lucas escreve o livro dos Atos dos Apóstolos que começa com as palavras da primeira leitura de hoje: “No meu primeiro livro, ó Teófilo, já tratei de tudo o que Jesus fez e ensinou, desde o começo, até ao dia em que foi levado para o céu”. Fazendo a narrativa da ascensão de Jesus o autor faz uma advertência: “Homens da Galileia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu, virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu”.
Quase que o mesmo pedido Paulo faz aos cristãos de Éfeso: “Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos, e que imenso poder ele exerceu em favor de nós que cremos, de acordo com a sua ação e força onipotente”.
Ora que ensinamento essa Palavra pode dar às pessoas do mundo contemporâneo? A missão dada por Jesus continua sendo desafiadora para todos os que creem e querem construir um mundo mais humanizado, cabe agora a tarefa de ser Sal da Terra e Luz do Mundo. Nada de ficar de braços cruzados e esperar que tudo seja fácil e romântico. Compreender a presença de Jesus que incita a transformar as estruturas desumanas destes tempos em local de fraternidade e vida humanizada exige coragem e abertura de coração para a luz de Deus que continuamente recrie a esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário