sábado, 19 de maio de 2018

HOMILIA PARA O DOMINGO DE PENTECOSTES 2018


O ESPÍRITO INTERCEDE EM NOSSO FAVOR
Que a pessoa humana, muito facilmente, desenvolve mania de grandeza e constrói sonhos e castelos na areia, não é uma novidade. Estas coisas costumam ser tão frágeis, que no dizer de um grande pensador contemporâneo “tudo o que é sólido se desmancha no ar”. No cotidiano das relações interpessoais é possível se deparar com relativa frequência a projetos extraordinários que acabam por terra antes mesmo de começar a ser construídos. Nestes casos fica mais do que claro que alguma coisa estava errada no projeto ou no sonho. Poderia se dizer que alguém ou alguma estrutura muito importante deixou de ser considerada como base para o empreendimento.
Pois bem, é de projetos, de sonhos, de fundamentos, de empreendimentos sustentáveis que fala a Palavra de Deus neste domingo de Pentecostes.  O texto do livro do Gênesis é de uma clareza extraordinária mostrando como o ser humano sonha além de suas forças e esquece de quem é seu fundamento e sustentação: “Vamos, façamos para nós uma cidade e uma torre cujo cimo atinja o céu. Assim, ficaremos famosos,” O resultado não poderia ser outro a realização do empreendimento resultou numa confusão de línguas e nunca foi concluído.
Por conta disto o salmista faz um apelo, reconhecendo aquele que pode levar a bom termo os desejos humanos: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras, e que sabedoria em todas elas! Encheu-se a terra com as vossas criaturas. Se tirais o seu respiro, eles perecem e voltam para o pó de onde vieram; enviais o vosso espírito e renascem e da terra toda a face renovais.
Esta certeza é recordada por São Paulo na carta aos romanos: “fomos salvos, mas na esperança. Ora, o objeto da esperança não é aquilo que a gente está vendo; como pode alguém esperar o que já vê? Mas se esperamos o que não vemos, é porque o estamos aguardando mediante a perseverança. Também, o Espírito vem em socorro da nossa fraqueza.”
E Jesus garante no Evangelho: “Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Aquele que crê em mim, conforme diz a Escritura, rios de água viva jorrarão do seu interior.
Tudo isso se realiza pela ação do Espírito Santo de Deus que foi enviado para fazer novas todas as coisas. É o Espírito de Deus que abre as portas e as mentes para a construção de um mundo novo onde a pessoa não pense ter a última resposta e a solução para todos os seus problemas. Que o Espírito sobre também nas comunidades e na Igreja contemporânea.


Nenhum comentário:

Postar um comentário