quinta-feira, 24 de maio de 2018

HOMILIA PARA A SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE - 27 DE MAIO 2018


O SENHOR É DEUS EM TODO LUGAR

O maior espaço dos noticiários desta semana foi ocupado pelas paralizações, desabastecimento, corrupção, impostos, preço dos combustíveis. Tudo isso revela muito mais que um descontentamento ocasional de uma ou diversas categorias profissionais com um ou outro sistema de governo. O que a sociedade brasileira vivenciou nesta semana é o que pode ser chamado alegrias, tristezas e esperanças que as sociedades e as pessoas vivem ao longo do tempo. É neste contexto que cada cristão e a Igreja inteira é chamada a ser Sal da terra e luz do mundo.
É no meio deste mundo marcado por contradições e dificuldades que Cristo continua a enviar seus seguidores: “Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo”.
Deus que está com a gente não é outro senão o mesmo Cristo que subiu aos céus e que enviou o Espírito Santo. O mesmo que declarou estar presente em todas as ações humanas é aquele que a primeira leitura declara: “Existe, porventura, algum povo que tenha ouvido a voz de Deus falando-lhe do meio do fogo, como tu ouviste, e tenha permanecido vivo? Ou terá jamais algum Deus vindo escolher para si um povo entre as nações, por meio de provações, de sinais e prodígios, por meio de combates, com mão forte e braço estendido, e por meio de grandes terrores, como tudo o que por ti o Senhor vosso Deus fez no Egito, diante de teus próprios olhos”.
Deus, em quem aqueles que acreditam são batizados é o mesmo que se reza no salmo: “No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamose que São Paulo afirma: “O próprio Espírito se une ao nosso espírito para nos atestar que somos filhos de Deus. E, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo”.
Acreditar na comunhão do Pai, do Filho e do Espírito Santo, implica valorizar tudo o que dele se recebeu no sentido de construir uma sociedade mais justa, mais fraterna, responsável pelo bem que esteja a serviço de todos, muito acima dos interesses de grupos e organizações muitas vezes criminosa. Acreditar e seguir as palavras de Jesus consiste aceitar a grande missão de ser sinal do projeto de Deus no meio do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário