quinta-feira, 26 de julho de 2018

HOMILIA PARA O DIA 29 DE JULHO DE 2018 - 17º COMUM - ANO B


AJUDEM AS PESSOAS PENSAR...

O Evangelho deste domingo apresenta mais uma das provocações de Jesus quando vê a multidão que vinha ao seu encontro. Neste caso ele se dirige aos seus discípulos dizendo: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?' Disse isso para pô-los à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer”. Interpretando a provocação de Jesus pode-se modificar a frase “'Fazei as pessoas sentar”, por “ajudem as pessoas pensar”.
Não se trata de forçar o evangelho, mas de perceber que a intenção de Jesus estava mais do que clara. Ele não estava apenas preocupado em saciar a fome da multidão que vinha ao seu encontro, sua preocupação se estendia também para a construção de novas relações que implicam responsabilidade, partilha, solidariedade, cuidado com o próximo e uma porção de outras exigências para a construção de uma sociedade justa e fraterna.
É perfeitamente possível sair do plano da simples fome de pão que assola milhares de pessoas pelo Brasil afora e pensar na “fome de justiça” que se houve em todos os cantos desta nação. Uma das notícias mais comentadas nesta semana foi a morte da estudante brasileira na Nicarágua. Em que pese o abuso de poder e a forma violenta como o governo daquele país vem respondendo às manifestações contrárias às reformas que afligem direitos das populações, é necessário se perguntar também quantos foram os brasileiros mortos nesta semana de forma violenta em muitas circunstâncias não explicadas e se explicadas não justificadas. Neste contexto Jesus diria: “Não se deixe iludir por respostas fáceis, mas vamos pensar juntos em soluções para a ‘fome de justiça”.
As convenções partidárias e a indicação dos pretendentes ao executivo e legislativo nos diversos níveis de governo no país movimentam alguns milhões de reais e muitos interesses nem sempre bem esclarecidos. Para este caso se poderia aplicar a palavra do profeta que se lê na primeira leitura: Veio também um homem de Baal-Salisa, trazendo em seu alforje para Eliseu, o homem de Deus, pães dos primeiros frutos da terra: eram vinte pães de cevada e trigo novo. E Eliseu disse: 'Dá ao povo para que coma”. Ou seja, todos os que se apresentam com propostas mirabolantes capazes de solucionar todos os problemas que a décadas afligem a nação se poderia pedir ao menos uma coisa: “Garanta que todos tenham comida, trabalho, saúde, educação, segurança,” e isto já seria uma grande proposta.
E neste sentido também é oportunidade para repetir o que se reza no salmo: “Saciai os vossos filhos ó Senhor. Vós que sois justo em seus caminhos, e santo em toda obra faz. Que está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente”.
Que a Palavra de Deus ajude todos a seguir e aprender com Jesus o que significa colocar em comum o que se tem para que todos vivam melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário