sábado, 18 de agosto de 2018

HOMILIA PARA O DIA 19 DE AGOSTO DE 2018 - ASSUNÇÃO DE MARIA


DEUS ESTÁ CONTENTE COM VOCÊ

João Cabral de Melo Neto, considerado o maior poeta de língua portuguesa contemporânea, na poesia Morte e Vida Severina se expressa assim: “Somos muitos Severinos, iguais em tudo na vida, morremos de morte igual mesma morte Severina”. De fato, a morte é certa e para todos disto ninguém dúvida. Mas para os cristãos a morte não tem a última palavra e a partir da fé todos podem ter certeza disso: Como se lê na Carta aos Coríntios que é a segunda leitura de hoje: “Na realidade, Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. Com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos. Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão”.
Costuma-se dizer que aqueles que morrem dormem à sombra da cruz, até que Cristo os ressuscite para a vida definitiva. Esta foi também a crença dos primeiros discípulos em relação a Maria, Mãe de Jesus. As primeiras comunidades cristãs celebravam a “dormição de Maria”. Tinham a absoluta certeza que assim como ela deu seu sim para que Cristo viesse ao mundo, Ele também teria dado o seu sim para que Maria participasse desde sempre na sua gloria.
A primeira leitura deste domingo mostra de um modo figurativo e muito extraordinário a vitória da vida sobre todas as forças da morte. Diante de um dragão com sete cabeças e dez chifres a mulher grávida dá à luz a um filho, sai vitoriosa para um lugar preparado por Deus enquanto seu filho é levado para Junto de Deus e do seu trono.  A rainha vestida de ouro que entra no palácio real entre cantos de festa e com grande alegria, desde muito cedo os cristãos entenderam que se tratava de Maria Mãe de Jesus.
Ela é a bendita entre as Mulheres, conforme proclamou Isabel. Bendita porque fez a vontade de Deus e não se recusou colocar-se a serviço dos irmãos e das irmãs. Ela mesma cantou as maravilhas que Deus realizou em seu favor.
Com a colaboração de Maria todas as pessoas receberam na pessoa de Jesus Cristo o perdão dos pecados e a certeza da vida definitiva, como diz São Paulo: “Como em Adão todos morreram, assim também em Cristo todos reviverão”.
Por estas razões a Igreja celebra hoje a festa da Assunção de Maria e proclama que ela a Bem-Aventurada, a Cheia de Graça, a Mãe de todos os povos que junto do seu Filho intercede por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário