quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

HOMILIA PARA O DIA 09 DE DEZEMBRO 2º DO ADVENTO ANO C


TODOS VERÃO A SALVAÇÃO QUE VEM DE DEUS

No Evangelho deste domingo, Lucas situa o tempo e o local no qual João Batista começa a anunciar a chegada do Messias. João fala numa linguagem e partir de uma situação que todos entendem. O que se pode perceber é que o texto das leituras deste domingo tem uma sintonia com a intenção do Papa para este advento quando sugere: “Que as pessoas comprometidas com o serviço da transmissão da fé encontrem uma linguagem adaptada aos nossos dias no diálogo com as culturas”.
A primeira leitura foi escrita por volta do ano 200 anos Antes de Cristo é um convite ao arrependimento e a se deixar guiar pela sabedoria de Deus. O autor apresenta um caminho de conversão que tem como objetivo a felicidade e a liberdade. Também os cristãos do terceiro milênio são convidados a viver numa serena alegria porque Deus está sempre preparando um caminho alternativo para as angústias não obstante os sofrimentos e as dores que as pessoas experimentam.
A carta aos Filipenses é muito afetuosa, Paulo mostra o amor que tem para com eles, sendo ao mesmo tempo uma ação de graças por tudo o que eles fazem na difusão do evangelho. Trata-se de um convite para as comunidades dos nossos dias que se preocupem em praticar a caridade, evitem as divisões e os conflitos, construam solidariedade e sejam sinais de quem está na expectativa do Senhor que vem.
A vinda do Messias como um grande acontecimento é preparado por João Batista mediante o convite dirigido a todos, antes de mais nada, para uma transformação no seu modo de pensar e agir. Ir ao encontro do Senhor que vem implica liberdade para acolher a Palavra e a Boa Nova do Reino. João prepara o ambiente e o coração das pessoas assim como cada pessoa é chamada hoje a dar testemunho do Senhor ajudando Jesus chegar aos corações das pessoas. Não se pode imaginar que encontrar Jesus significa apenas boas intenções trata-se de atividade interpelativa, questionante e comprometida.
Que o Senhor fortaleça e reanime a espera e preparação para “que toda criatura veja a salvação que vem de Deus”.  Desta maneira será possível cantar com o salmista: Grandes maravilhas fez por nós o Senhor por isso exultamos de alegria. Fazei regressar, Senhor, os nossos cativos, como as torrentes do deserto. Os que semeiam em lágrimas recolhem com alegria”.





2 comentários: