quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

HOMILIA PARA O DIA 16 DE DEZEMBRO DE 2018 - 3º DO ADVENTO ANO C


ALEGRAI-VOS SEMPRE NO SENHOR...

Toda novidade esperada e preparada gera nas pessoas um misto de alegria e expectativa. Embora, nem sempre as novidades sejam antecedidas por sinais extraordinários e só por coisas boas e de fácil compreensão, quando se aguarda pela realização de algo desejado é mais frequente aguardar com entusiasmo e vibração.
Isso é o que acontece no advento, ocasião que se faz memória de um fato acontecido, se proclama a esperança da segunda vida do Senhor e se celebra diversos encontros com o Senhor nas pessoas e nas comunidades com quem se convive.
Na primeira leitura o profeta fala ao povo que ainda vivia as consequências de um período no qual as autoridades tinham institucionalizado a injustiça, a infidelidade, a despreocupação religiosa e uma série de outras atitudes que diminuíam a dignidade das pessoas. Não obstante essa situação Sofonias faz um convite às pessoas para que se voltem a Deus, que dele não tenham medo e que não se deixem dominar pelo desânimo: Não temas, Sião, não te deixes levar pelo desânimo! O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva; ele exultará de alegria por ti, movido por amor; exultará por ti, entre louvores, como nos dias de festa”.
A mesma mensagem se pode tirar da segunda leitura. Toda a carta aos filipenses é um agradecimento que são Paulo faz pela maneira como aqueles acolheram o seu ensinamento sobre Jesus Cristo. No texto de hoje ele exorta a comunidade para que não perca a esperança e a alegria: Alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos. Que a vossa bondade seja conhecida de todos os homens! O Senhor está próximo! Não vos inquieteis com coisa alguma, mas apresentai as vossas   necessidades a Deus”.
O Evangelho é a continuação do último domingo e nele Lucas apresenta o pedido de João Batista o qual apresenta gestos concretos de conversão para quem quer percorrer o caminho do encontro com o Senhor que está para chegar. A pergunta feita pelos soldados pode ser repetida por cada pessoa que se prepara para o Natal: “E nós o que devemos fazer?” Esta é uma atitude bonita para quem se deixa guiar pelo evangelho. Trata-se da abertura para colocar em xeque a sua prática cotidiana e ter coragem de tomar as decisões procedendo a transformação necessária.
Preparar o Natal e preparar-se para o Natal implica deixar o comodismo e o egoísmo próprios e testemunhar Jesus Cristo e a sua proposta nas ações do cotidiano.
Que a oração da assembleia seja a força de todos e de cada um.

2 comentários:

  1. Celebrar o aniversario do nascimento do Deus humanizado é ser capaz de mergulhar no seu mistério de amor. E nós o que devemos fazer? Feliz Natal.

    ResponderExcluir
  2. Celebrar o aniversario do nascimento do Deus humanizado é ser capaz de mergulhar no seu mistério de amor. E nós o que devemos fazer? Feliz Natal.

    ResponderExcluir