quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

HOMILIA PARA O DIA 24 DE DEZEMBRO - NOITE DO NATAL


EIS QUE A LUZ JÁ ESTÁ BRILHANDO

 Isaias 9,1-6; Salmo 95 (96); Tito 2,11-14; Lucas 2,10-11
NOITE DO NATAL

Toda a preparação para o Natal chega ao seu ponto culminante com as festividades desta noite santa.  Por todos os lados as pessoas vibram de alegria. Para quem participa das celebrações litúrgicas desta noite a Palavra de Deus completa a alegria e o júbilo desta memória extraordinária.
O profeta Isaias faz um anuncio fantástico: “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; para aqueles que habitavam nas sombras da morte uma luz começou a brilhar. Multiplicastes a sua alegria, aumentastes o seu contentamento. Rejubilam na vossa presença, como os que se alegram no tempo da colheita.  Porque um menino nasceu para nós, um filho nos foi dado. Tem o poder sobre os ombros e será chamado «Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz”.
A carta de São Paulo a Tito  afirma que em Jesus Cristo Deus manifestou a sua graça. O texto é uma recomendação do apóstolo sobre os comportamentos dos cristãos no dia a dia das comunidades: “Ele nos ensina a renunciar à impiedade e aos desejos mundanos, para vivermos, no tempo presente, com temperança, justiça e piedade”. Estas atitudes cotidianas são a maneira mais autêntica de acolher a salvação que vem de Deus.
O relato do nascimento de Jesus, segundo Lucas, está claro que se deu num determinado tempo da história e num lugar preciso. Não se trata de uma lenda ou uma fábula para chegar a alguma conclusão bonita. Neste fato Deus vem ao encontro das pessoas com sua ternura e seu amor. A singeleza dos fatos acontecidos e narrados a partir de Belém nos levam a contemplar o amor de Deus preocupado com a felicidade humana. Na simplicidade do presépio se pode ver como a força de Deus não precisa de autoridade, prepotência, armas, gabinetes, conselhos, grandes salões para acertos e conluios. Deus vem ao nosso encontro na simplicidade e na ternura: “Não temais, porque vos anuncio uma grande alegria para todo o povo: nasceu-vos hoje, na cidade de David, um Salvador, que é Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um Menino recém-nascido, envolto em panos e deitado numa manjedoura”. “Já nasceu nos mostrando outro jeito de plantar novamente a harmonia, de viver e o desfeito, vem chegando da periferia”. Por isso cantai ao Senhor Deus um canto novo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário