quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

HOMILIA PARA O DIA 25 DE DEZEMBRO - DIA DE NATAL - ANO C


E O VERBO SE CARNE!


Chegar ao termo de qualquer atividade humana com o sentimento do dever cumprido e tendo realizado de modo satisfatório é uma das formas mais extraordinárias de extravasar de alegria. Não sem razão professores e alunos comemoram o final do ano letivo; empresas e colaboradores celebram o êxito das atividades realizadas durante o ano. Famílias se congratulam com a chegada do natal. Esse é o sentimento que perpassa também a Palavra de Deus na liturgia deste dia do natal.
O profeta Isaias fala ao povo que está desconsolado diante da situação de abandono a que foi submetido, suas palavras são uma maneira de manter viva a esperança na libertação que parece demorar mais do que suas forças: “Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a paz, que traz a boa nova, que proclama a salvação e diz a Sião: «o teu Deus é Rei». Eis o grito das tuas sentinelas que levantam a voz. Todas juntas soltam brados de alegria, porque veem com os próprios olhos o Senhor que volta para Sião. Rompei todas em brados de alegria, ruínas de Jerusalém, porque o Senhor consola o seu povo, resgata Jerusalém”.
A carta aos Hebreus afirma que na pessoa de Jesus Cristo o plano de Deus se realiza em toda a sua extensão e pede que as pessoas façam um esforço para perceber como isso acontece. Resumindo a história da salvação o texto mostra como Jesus se identifica com o Pai. Celebrar o nascimento de Jesus é perceber como para Deus não existe distâncias e como ele continua a apostar na humanidade propondo diálogo que conduza a felicidade.
O Evangelho narra de modo poético a ação de Deus: “No princípio era o Verbo
e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. No princípio, Ele estava com Deus.
Tudo se fez por meio d’Ele e sem Ele nada foi feito. N’Ele estava a vida e a vida era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas”.
A missão de Jesus é completar a obra que o Pai começou. Toda a ação de Jesus tem por objetivo eliminar todas as barreiras que provocam a morte e dificultam as pessoas de viver o projeto de Deus. Em Jesus se concretiza o sonho da “Humanidade nova”: “ àqueles que O receberam e acreditaram no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus. Estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo fez-Se carne e habitou entre nós. Nós vimos a sua glória”.
Celebrar o Natal implica ter a coragem de não apenas contemplar o presépio ou as luzes que decoram os ambientes, mas é importante deixar-se interpelar e acolher a Palavra como se canta no salmo: “Todos os confins da terra viram a salvação do nosso Deus. O Senhor deu a conhecer a salvação, revelou aos olhos das nações a sua justiça. Recordou-Se da sua bondade e fidelidade em favor da casa de Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário