sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

HOMILIA PARA O DIA 20 DE JANEIRO DE 2019 - 2º DOMINGO COMUM - ANO C


ALIANÇA QUE GERA COMUNHÃO

Na próxima terça feira o Papa Francisco chega na República do Panamá, na América Central, onde participará da Jornada Mundial da Juventude. Dom José Domingo, Arcebispo Panamenho está acolhendo os 200 mil jovens de 115 países e o Papa Francisco com a seguinte afirmação: “Aqui está uma Igreja jovem, alegre, autêntica, multiétnica, pluricultural, com uma fé viva, com compromisso de anunciar o Evangelho”. Esta definição da Igreja daquele país tem tudo a ver com as leituras da Palavra de Deus proclamadas na liturgia deste domingo.
Em outras palavras São Paulo afirmou aos coríntios a mesma coisa: Há diversidade de dons espirituais, mas o Espírito é o mesmo. Há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos. Em cada um se manifestam os dons do Espírito para o bem comum”. São Paulo deixa bem claro que as diferenças de cada pessoa e de cada comunidade ganham importância quando em relação com o mesmo e único Deus. Não existem dons e carismas mais importantes e necessários, mas todos precisam ser reflexos a Trindade e espaços de comunhão.
O profeta Isaias falou ao povo que acabava de retornar do Exílio e afirma que Deus refez com eles sua aliança e que todo o povo será tratado com uma jovem esposa recebendo todo cuidado e atenção de modo que possa manifestar a alegria de pertencer ao único Deus.
A conhecidíssima história das Bodas de Caná pede sempre uma nova interpretação. No contexto da Jornada Mundial da Juventude parece importante destacar três personagens do Evangelho que, de alguma maneira, estão presentes ou deveriam estar presentes na vida da Igreja e das comunidades e que permitem perceber a ação de Deus no meio do seu povo.
Uma autêntica festividade precisa estar regada de um bom vinho. A falta dele mostra como a aliança se tornou estéril e improdutiva. As talhas estão vazias e, portanto, não servem para nada, trata-se de um aparato inútil. Na linguagem de Isaias que declarou o encontro de Deus com seu povo como uma festa de casamento, as talhas vazias significam que a festa prevista por Deus não está completa, se tornou estéril e sem vida.
Neste contexto de esterilidade aparecem os três personagens a ser compreendidos no evangelho. Em primeiro lugar está a Mãe que percebe a situação intolerável e desprovida de alegria da festa de casamento quando falta o vinho da autenticidade, da jovialidade, da alegria e do compromisso.
A segunda figura são os chefes do povo de Israel, representados pelo chefe da mesa. Estes acomodados na sua condição não percebem e nem se preocupam com a esterilidade e o com fim da festa.
Finalmente estão aqueles que servem. Dispostos a colaborar com o Messias e prontos para fazer “tudo o que Ele disser”. São eles que enchem as talhas, que levam ao chefe da mesa, que devolvem a alegria aos convidados.
As bodas de Caná se constituem no programa de Jesus para devolver a alegria, o amor e a festa do encontro entre Deus e a humanidade.
Iluminados pela Palavra de Deus e inspirados pela declaração do bispo do Panamá: Aqui está uma Igreja jovem, alegre, autêntica, multiétnica, pluricultural, com uma fé viva, com compromisso de anunciar o Evangelho” é importante que também cada pessoa se pergunte: A minha participação na Igreja se identifica com quem: Maria Preocupada com a falta de vinho e do verdadeiro encontro entre Deus e a humanidade? Com o chefe da mesa preocupado com as regras, as normas, as leis, as rubricas, de uma religião estéril e vazia ou com os serventes dispostos a “fazer tudo o que ele disser”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário