quarta-feira, 26 de junho de 2019

HOMILIA PARA A MISSA DA VIGÍLIA SOLENIDADE SÃO PEDRO E SÃO PAULO 2019


TU ME AMAS MAIS DO QUE ESTES...


Na relação com as pessoas alguns traços chamam mais atenção do que outros e costuma-se dizer que a “primeira impressão é que fica”. As vezes nos deparamos com alguma pessoa que não tem garra, pouco empreendedora, que coloca dificuldade em tudo, sempre acha que nada vai dar certo. Esse tipo de pessoa costuma ser qualificada como “corpo mole”, “Maria vai com as outras”, “Banana”, “Frouxo” e uma série de outros adjetivos. Já quando nos deparamos com uma pessoa determinada, disposta para muitos desafios se diz que é um sujeito empreendedor, resiliente, capaz de renascer das cinzas.
Ora, se tem uma coisa que não se pode dizer em relação ao Apóstolo Pedro é que ele fosse um desses tipo de pessoa de fazer corpo mole diante das dificuldades. Pelo Contrário, todas as referências que se tem sobre Ele, e que são abundantes na Sagrada Escritura, confirmam que se trata de um sujeito de “pulso”, corajoso e determinado. Não sem razão recebeu de Jesus o título de Pedra.
Nascido na Galileia é o tipo do “peixeiro” dito caipira até no jeito de falar. Quando Jesus bateu o olho no “pescador da Galileia” sua primeira impressão foi marcada pelas palavras: “Você é Pedro e vai se chamar Pedra”. Jesus tinha clareza que estava diante de uma pessoa que não poderia ser chamada de “Maria vai com as outras”. E de fato Pedro prova isso todo o tempo que esteve com o Mestre. E depois da morte de Jesus, foi o primeiro a discursar e anunciar as verdades que acreditava diante de mais de três mil pessoas.
As ações de Pedro depois da morte de Jesus confirmam o que se lê no Evangelho proclamado na liturgia da vigília da solenidade de São Pedro e São Paulo: “Simão filho de Jonas Você me ama mais do que estes? Senhor tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo”. No final deste Evangelho João afirma que Jesus antecipou a forma como Pedro haveria de morrer e a história diz que o Apóstolo pediu para ser crucificado de cabeça para baixo pois não se achava digno de morrer como o mestre.
O texto da primeira leitura mostra como logo no início das atividades Pedro havia conquistado a confiança das pessoas. No caso uma pessoa portadora de necessidades especiais a vida inteira e que vivia de esmolas na porta do Templo acredita nas palavras de Pedro e o resultado é surpreendente: “Ouro e prata não tenho, mas o que tenho lhe dou: Em nome de Jesus Cristo levante-se ande... no mesmo instante a pessoa se colocou de pé e entrou no Templo cantando e louvando a Deus”.
Nesta festa de São Pedro, ocasião em que veneramos todos os padroeiros que a exceção de Maria Mãe de Jesus, imitaram as virtudes do “Apóstolo da primeira hora”, peçamos para nossas vidas a coragem e a determinação e capacidade de responder a pergunta que Jesus continua a nos fazer: “Você me ama?” Que o Apóstolo Pedro nos ajude a responder sem titubear: “Senhor tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário