sexta-feira, 7 de junho de 2019

HOMILIA PARA O DIA 09 DE JUNHO DE 2019 - PENTECOSTES - ANO C


CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO

“Creio no Espírito Santo que renova o homem com a liturgia, creio no Espírito Santo que mata a fome na Eucaristia”.
De fato, acreditar no Espírito Santo como o enviado do Pai que renova todas as coisas é uma afirmação de fé extraordinária e que se entende como o maior Dom de Deus para a Igreja e para o mundo.
A maneira quase poética com que o autor dos Atos dos Apóstolos conta a descida do Espírito Santo sobre Maria e os apóstolos permite atualizar em nossas comunidades a mesma certeza: “O Espirito Santo cria e recria, ultrapassa as diferenças e comunica o amor de Deus a todos os povos”.  Ouvir e entender as maravilhas de Deus significa compreender a Boa notícia que fará gerar uma comunidade universal a qual, embora, mantendo suas particularidades tem como centro a proposta de Jesus que significa falar a mesma linguagem do amor.
O exemplo mais clássico disso é a comunidade de Corinto. Fervorosa no que dizia respeito às reuniões e orações, mas pouco exemplar no que dizia respeito a vivência do amor e da fraternidade. Aos Coríntios Paulo assegura que no Espírito Santo se encontra a fonte de toda vida, que Ele concede todos os dons e enriquece a comunidade fazendo de todos um único corpo mantendo todas as diferenças e particularidades de cada um, fazendo ao mesmo tempo perceber que os dons não devem ser usados em benefício próprio, mas colocados a serviço de todos.
No Evangelho Jesus novamente aparece aos discípulos num contexto muito sugestivo: estavam reunidos no final do dia com as portas fechadas, por medos dos judeus. Jesus aparece e dissipa suas angústias com a primeira saudação: “A paz esteja com Vocês” e mostra os sinais evidentes “as mãos e o lado”. Diante de tais certezas não resta outra coisa senão compreender a reação de todos: “Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor”. Entre Jesus e a comunidade reunida há uma sintonia de interesses que foi terminar exatamente como previsto: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”. 
As palavras que concluem o Evangelho plenificam a comunidade e a capacita a transformar suas vidas em dom de amor a todos. Impulsionados pelo Espírito a nova comunidade é chamada a testemunhar o amor de Jesus que se concretiza no perdão dos pecados.
Ontem como hoje aceitar a proposta de Jesus significa ser integrado à nova comunidade, estar ligado na terra e igualmente ligado nos céus. Desde aquele tempo até os nossos dias aceitar o cristianismo significa ser mediador da salvação garantida pela doação que Jesus fez da própria vida e que pela força do Espírito Santo levou até às últimas consequências.
Aprendamos também nós, comunidade devota e fervorosa a superar as diferenças e divisões e se colocar a serviço de todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário