sábado, 15 de junho de 2019

HOMILIA PARA O DIA 16 DE JUNHO DE 2019 - FESTA DA SANTÍSSIMA TRINDADE - ANO C


TEU NOME, SENHOR, É TÃO BONITO

Se você quer ver os olhos de um pai ou de uma mãe brilhar e seus lábios não conter o sorriso é fazer um elogio aos seus filhos.  Não há pai ou mãe capaz de esconder  a alegria e vibrar com o sucesso das suas crias. Imaginemos pois, qual será a reação de Deus quando rezamos no salmo deste domingo:  Contemplando estes céus que tu fizestes e formastes com dedos de artista; vendo a lua e estrelas brilhantes, perguntamos: 'Senhor, que é a pessoa humana, para dela assim vos lembrardes e a tratardes com tanto carinho? Ó Senhor nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!
Não sem razão o salmo 8 está colocado na liturgia deste domingo como uma resposta à primeira leitura que sugere a contemplação do Deus criador cuja bondade e amor estão inscritos na harmonia das obras criadas cuja manifestação maior é o próprio Filho Jesus que revelou toda a sabedoria de Deus.
O texto dos provérbios proclamado na primeira leitura deste domingo afirma que a Sabedoria é a primeira de todas as obras de Deus e que ela deu origem a todas as demais criaturas. Quase três séculos mais tarde o Evangelho de João vai afirmar que Jesus Cristo é a Palavra sábia de Deus que existia antes de tudo e que tudo foi feito por meio dela.

A mensagem da primeira leitura faz nos compreender a ação de um Pai providente e cuidadoso que tem um projeto bem definido para todos e que as criaturas reconhecem e contemplam esse Pai na beleza e na harmonia das coisas. Nessa direção vale recordar o que disse, já no século XIX, Dostoievski: “A beleza salvará o mundo”.

São Paulo, escreveu aos Romanos o que lemos hoje e que é um convite a contemplar Deus que nos amou primeiro e que enviou seu Filho para derramar sobre a humanidade todos os seus dons que garantem vida em plenitude: “Justificados pela fé, estamos em paz com Deus, pela mediação do Senhor nosso, Jesus Cristo. Por ele tivemos acesso, pela fé, a esta graça, na qual estamos firmes e nos gloriamos, na esperança da glória de Deus, porque a esperança não decepciona, e o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado”.

No Evangelho a convocação parte do próprio Jesus e faz um apelo para contemplar o amor do Pai manifestado na sua pessoa e no dom de sua vida que acompanha com sabedoria todas as criaturas no dom do Espírito Santo: “Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade”.

As palavras de Jesus estão dentro do contexto do seu discurso de despedida como se estivesse deixando um testamento e para os destinatários da sua palavra ele afirma que sua proposta continuará na ação do Espírito Santo presente e atuante por meio das comunidades e no coração de cada crente. O ensinamento do Espírito não é novo, pelo contrário, continuará recordando a palavra de Jesus como uma referência na caminhada de todos pelo mundo em todos os tempos.

Para os cristãos do nosso tempo a liturgia deste domingo é um desafio em forma de pergunta: “Somos capazes de nos sentir provocados pela sabedoria e descobrir a bondade de Deus por meio de suas criaturas?”.

A festa da Santíssima Trindade é uma oportunidade para todos contemplar e louvar Deus que é amor manifestado na comunhão do Pai, do Filho e do Espírito Santo.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário