quarta-feira, 3 de julho de 2019

HOMILIA PARA O DIA 07 DE JULHO DE 2019 - 14º COMUM - ANO C


ALEGREM-SE E EXULTEM NO AMOR

As redes sociais e a facilidade de acesso à informação com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação transformaram todas as pessoas em “paparazzi”, ou seja, em repórter insistente a procura da primeira grande notícia para ser imediatamente disparada ao seu grupo de contatos sempre em primeira mão. Obvio que essa ânsia para ser o primeiro a transmitir alguma mensagem ou notícia nem sempre tem a ver com comprometimento e responsabilidade por alguma causa.
Exatamente o contrário é o que sugere a Palavra de Deus deste domingo, as três leituras indicam que todos são convidados e enviados a transmitir boas notícias, mas não se trata simplesmente de disparar mensagens para grupos de contato, o que está em jogo é um comprometimento com a causa a que se refere a notícia ou o fato que se quer divulgar e tornar no conhecido.
Seja o profeta do Antigo Testamento, São Paulo por meio de suas cartas ou os discípulos que receberam a missão diretamente da pessoa de Jesus todos tem por objetivo anunciar um Deus que ama e que não mede as consequências dos seu amor e que Paulo afirma: “Quanto a mim, que eu me glorie somente da cruz do Senhor nosso, Jesus Cristo.
Por ele, o mundo está crucificado para mim, como eu estou crucificado para o mundo”.
O Profeta do Antigo testamento vai em nome de Deus e sua missão é consolar e libertar as pessoas de todos os medos e anunciar que Deus é Pai e que ama com ternura materna apontando para todos a esperança de um mundo novo: “Alegrai-vos com Jerusalém e exultai com ela todos vós que a amais; tomai parte em seu júbilo, todos vós que choráveis por ela, para poderdes sugar e saciar-vos ao seio de sua consolação, e aleitar-vos e deliciar-vos aos úberes de sua glória. Sereis amamentados, carregados ao colo e acariciados sobre os joelhos. Como uma mãe que acaricia o filho, assim eu vos consolarei; e sereis consolados em Jerusalém”.
Aos Gálatas Paulo declara que o anuncio da boa nova de Jesus e o testemunho que alguém dá da sua doutrina não pode ser movido pelo orgulho ou por qualquer interesse pessoal, antes deve testemunhar com a própria vida o amor radical que faz nascer uma nova pessoa: “Pois nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor; o que conta é a criação nova”.
E Jesus envia os doze com uma missão clara e bem específica: “Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: A paz esteja nesta casa, Curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: O Reino de Deus está próximo de vós”. Em resumo a tarefa dos discípulos não é outra coisa senão continuar a obra libertadora que Jesus começou propondo a todos a Boa nova do Reino. E isso não pode ser uma coisa para se realizar a ‘passos de tartaruga’, pelo contrário, não percam tempo e façam com simplicidade e amor.
Se tem uma resposta que nós cristãos são desafiados a dar a partir da Palavra de Deus deste domingo consiste em compreender que “somos convidados a tomar consciência de que Deus nos envia a testemunhar o seu Reino”.
É bom que nos perguntemos: Na prática como anunciamos Jesus e seu reino? A doutrina e a boa notícia d’Ele já chegaram ao nosso local de trabalho, à nossa escola, à nossa paróquia. Conseguimos dormir tranquilo quando o egoísmo e a injustiça continuam correndo solto nos arraias da vida impedindo que a semente do Reino aconteça?


Nenhum comentário:

Postar um comentário