quinta-feira, 3 de março de 2011

FORMAÇÃO DE PROFESSORES


“Prefiro o barulho da imprensa livre do que o silêncio das ditaduras” Dilma Roussef

EQUÍVOCOS GERENCIAIS E LIMITES PEDAGÓGICOS
DO PROINFANTIL NO PARANÁ

Acabamos de receber a edição número 15 do informativo do PROINFANTIL no Paraná. O texto começa como uma constatação que merece distinção e louvores: “Podemos afirmar que neste último módulo devemos todos estar centrados na avaliação das práticas, de modo a superar inadequações e intervir  de forma mais efetiva na realidade das instituições”.  Esta  abertura me permite, com todo o respeito, fazer algumas considerações que se encaixam no enunciado deste texto.
A Primeira sessão do informativo, dedicada aos ENCAMINHAMENTOS, apresenta duas alternativas para o  calendário de reposição do componente de Espanhol. Que ideia genial o que se chama encontro quinzenal descentralizado! Isso aponta para a maturidade das AGFs, das coordenações e dos professores, ou seja, o que é importante mesmo se limita a garantir que os cursistas tenham acesso ao conteúdo previsto para a área temática. O modo como vai se dar a efetivação deste direito cabe à sensibilidade pedagógica, dinamicidade organizacional e capacidade de gerenciamento de cada AGF. Sem dúvida o processo deverá levar em conta que os cursistas e os professores da área já foram suficientemente penalizados com o atraso na preparação e disponibilização do material didático.
Não faz parte da minha área temática, mas o empenho com a totalidade do programa me “tirou o chão dos pés” acompanhando as inúmeras reuniões sobre o tema em referência. Elas se realizaram em âmbito de professores e tutores, de professores e coordenadores, de professores E EEG, professores, coordenadores e ATP. Esta infinidade de momentos destinados para “sentar, discutir e encaminhar” me faz lembrar uma afirmação que se atribuiu ao Papa PIO XII, famoso no comando da Igreja, entre outras, por seu estilo autoritário e centralizador. Diz-se que é dele a seguinte afirmação: “Se queres que algum tema não vá para frente constitua uma comissão”.
No caso específico as distintas instâncias se ocuparam em reuniões intermináveis e repetitivas. Finalmente “pariu”, dois encaminhamentos: o primeiro “engessado” com datas e horários pré-programados pela instância cuja infalibilidade em matérias pedagógicas se equipara ao dogma da Infalibilidade Papal em matéria de fé! (SIC). O segundo apela para o que de mais extraordinário há no ser humano: “Livre arbitrário com responsabilidade”, ou seja, cada AGF organiza um planejamento de modo a cumprir alguns critérios essenciais. Isso me faz evocar a figura de São Paulo no início da pregação do Evangelho, quando pairava a questão legal das circuncisões para os que aderiam ao cristianismo. Na ocasião disse o apóstolo: “Decidimos, nós e o Espírito Santo, não impor nada sobre vocês além do mínimo necessário”(Atos dos Apóstolos 15,28). Parece esta ser uma importante consideração para a matéria.
O segundo tópico do informativo grifa “NOVO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DAS AGFs 2011”. Viva! Inventaram a Roda! Os professores disponíveis aos sábados nas AGFs vai diminuir as Provas de Recuperação e dependência. Será possível perceber quantos sábados os cursistas terão disponíveis para procurar os professores na AGF? Por acaso alguém tem a “doce ilusão” que nossos cursistas, mães e pais de família, (que trabalham oito horas diárias de segunda a sexta e três sábados por mês  - pelo  calendário  engessado de espanhol -  já serão obrigados a ir pra AGF. E digo obrigados, uma vez que para forçar sua ida aos encontros, as provas, instrumento de valor absoluto no que se chama de “processo avaliativo” foram dispostos nestes dias de encontro extraordinário).
Sinceramente não me parece que a “invenção da roda” no novo formato de cumprir o horário da AGF leva em conta o cursista, e o princípio básico da Educação a distância o qual está também “muito claro” no Guia Geral do Proinfantil: “Para sua realização, o PROINFANTIL, utiliza atividades a distância... e presenciais nos períodos de férias escolares (fase presencial) e nos sábados (encontros quinzenais)... Desta forma, aos benefícios da formação, somam-se as vantagens da educação a distância que permite atingir uma população geograficamente dispersa...”(página 12). “Dessa forma, a própria instituição de Educação infantil torna-se o lugar privilegiado de formação do professor, com efeitos significativos sobre sua prática pedagógica”. (página 15).

E ainda:

“A seguir são mencionadas as principais características e vantagens da educação a distância:
-                   O programa de ensino é realizado no local em que o aluno se encontra, ou seja, em casa ou no trabalho, não exigindo que ele se dirija para onde a escola está situada. Assim, o ensino a distância abre oportunidades para as pessoas estudarem, independentes do local onde fica a residência, em áreas rurais e/ou de difícil acesso. Atende, ainda, a pessoas que estariam impossibilitadas de assistir as aulas por razões de trabalho, questões familiares ou outras dificuldades”(Página 15)

Mas aqui (Paraná: aqui se trabalha!) é diferente, o professor está na AGF e atende pelo 0800, ops... não tem também. Não importa: o professor está na AGF, se o cursista vai ser beneficiado não é um dado relevante!

E finalmente, a última palavra “Ex-catedrá” que aparece no informativo: “SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS”. Por favor, coordenadores de AGF, enviem um relatório de “tudo o que está inadequado nas IEI”, afinal quem entende deste assunto são os técnicos e não os professores que estão no dia a dia das creches e pré-escola. O que precisar ser modificado será por meio de uma “intervenção do Santo Ofício” que na Igreja ficou no ostracismo da Idade Média, mas na educação está na cabeça dos “pedagogos,” não de todos é claro, daqueles que em lugar de “Paidós” se colocam no lugar de “fiscais dos...”

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

HOMILIA PARA O DIA 27 DE FEVEREIRO


 VIII DOMINGO DO TEMPO COMUM
Leituras: Isaias 49, 14-15; Salmo 61(62);
1Coríntios 4,1-5; Mateus 6,24-34.

Dentre as imagens marcantes desta semana se pode mencionar o desespero da mãe que teve seu veículo furtado com a criança no seu interior. No final da reportagem as palavras da mãe não poderiam ser melhores: “Para mim anjo foi a pessoa que salvou o meu filho”.
Em outras palavras, tanto a mãe quanto aqueles que colaboraram para o final feliz do episódio certamente bem compreenderam a presença de Deus e a força que ele dá quando se trata de empenhar-se pelo bem de alguém ou de alguma criatura sua.
É neste sentido que o Profeta Isaias conclui o texto que ouvimos hoje: “Ainda que uma mãe se esqueça do seu filho, Deus jamais se esquecerá”. É por isso que nós rezamos no Salmo: “Só em Deus minha alma encontra repouso”.
E neste sentido, São Paulo, depois de recomendar à comunidade de Corinto que não faça juízos, que não forme grupos para disputar poder entre si, recorda também que há um único a quem se deve prestar contas: Deus!
No Evangelho, Jesus continua fazendo recomendações e indicando atitudes para reconhecer o Reino de Deus e a principal delas é “buscar a Justiça do Jeito de Deus, o resto tudo virá por acréscimo”.
Esta síntese do ensinamento de Jesus, e de toda a Palavra que ouvimos neste domingo certamente pode ser aplicada a cada de nós. Aqui viemos manifestando sim o desejo de saciar nossa fome e nossa sede dos bens que não se acabam. Aqui viemos para um momento de fraternidade e de comunhão, nos alimentamos da Palavra e da Eucaristia. Encontramo-nos com nossos irmãos e irmãs.
Renovamos nossa fé e acreditamos que por meio disso será possível transformar as relações humanas, muitas vezes marcadas pelo egoísmo e a ganância e uma comunidade do diálogo, do perdão, da solidariedade, da esperança e acima de tudo que confia na Providência de Deus, sem deixar de fazer a sua parte para que tudo de bom aconteça.
Rezemos, pois, para que o Senhor nos ajude nesta missão importante e necessária.

DONA ESMERALDA - A BENZEDEIRA

BENZER, ABENÇOAR, BENDIZER...
De repente...
Ecoa no interior da casa a batida de mãos de alguém quase desesperado no portão. Pela fresta da Janela D. Esmeralda dá uma “espiadinha” e lá de fora uma voz grita forte: “Aqui é a casa de D. Esmeralda, a benzendeira?”  Sim! -  Responde a Senhora de cabelos grisalhos, passos mansos, olhar sereno do alto dos seus mais de 70 anos. – E continua, “entre meu filho, o que há com você?” A voz quase desesperada explica porque foi lhe sugerido procurar por D. Esmeralda– a benzedeira.Esta cena se repete dezenas vezes aos dia e outras tantas chamadas ao telefone.
Mas o que há de extraordinário nesta Senhora?
Antes de tudo é importante compreender o significado da palavra bênção. Em resumo, abençoar significa “dizer uma Boa Palavra”.  Ela pode ser dita pelo ser humano a Deus, como também pode ser de Deus proferida para a humanidade.
Na Bíblia nós encontramos diversas orações de bênçãos. Uma das mais antigas está no Livro do Gênesis, capítulo 12, versículo 3: “Eu o abençoarei, o seu nome será famoso, e você será uma benção para os outros. E por seu intermédio eu abençoarei todos os povos do mundo”.  Logo adiante, no Livro dos Números,  capítulo 6, versículos 22 a 26 lemos assim: “Fale com Arão e com os seus filhos, diga-lhes que abençoem o povo de Israel do seguinte modo: Que o Senhor os abençoe e os guarde; que o Senhor os trate com bondade e misericórdia; que o Senhor olhe para vocês com amor e lhes dê a paz”.
Não apenas por curiosidade, mas porque acreditamos mesmo no poder da “Boa Palavra” nós também nos dirigimos à “D. Esmeralda – A Benzedeira”  e perguntamos:
Desde quando a  Senhora aprendeu a Abençoar?
Meu Filho vou falar só para você, mas isso é um Dom do Espírito Santo!
E o que a Senhora diz quando abençoa?
Meu Filho, eu rezo, assim como você faz na missa!
Com estas poucas palavras, não parece difícil de compreender que “D. Esmeralda  - A Benzedeira” é uma pessoa de Deus, certamente nela se cumprem as palavras ditas a Abrão. Também eu pedi também uma bênção. Disse-me ela, “onde dói Padre?” Mostrei-lhe a região lombar, fez-me sentar com a região dolorida voltada para o seu olhar, pôs o copo com água sobre a minha cabeça, rezou em silêncio, traçou sobre mim o sinal da cruz e sentenciou: “Pode ir meu Filho, amanhã eu rezo de novo por você, isso que sentes é uma friagem e vai melhorar com certeza”.
Ao despedir-me, mais uma surpresa. D. Esmeralda – A Benzedeira -  põe sobre a mesa um copo com água e me faz o pedido: “Padre agora o Senhor abençoa a minha casa!” 
Por acaso, se pode dizer que há alguma diferença entre a bênção dada pelo padre e a bênção dada por D. Esmeralda?
Meu Filho, eu rezo assim como você faz na missa...

Tenho recebido muitas solicitações para fornecer o telefone de D. Esmeralda, com autorização dela mesma está aqui disponibilizado: 43 35282251.



segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

HOMILIA PARA O DIA 20 DEFEVEREIRO 2011


  DOMINGO DO TEMPO COMUM

Leituras: Levítico 19,1-2.17-18; Salmo 102(103);
1Coríntios 3,16-23; Mateus 5,38-48.

Vivemos numa sociedade que, bastantes vezes, se manifesta violenta. Com certa frequência os responsáveis pela segurança pública orientam àqueles que são vítimas de algum tipo de ameaça a não reagir diante das provocações. É bem provável que nós mesmos tenhamos já experimentado momentos nos quais responder à altura uma determinada atitude agressiva redunda numa outra agressão ainda maior. E assim por diante.
Pois é desta realidade que falam as leituras deste domingo. Não reagir com uma resposta que pode parecer adequada diante de alguma ofensa, injuria, ou até agressão. A Lei que vimos no livro do Levítico se conclui com um pedido tácito: “Não se vingue, nem guarde ódio. Lembre-se eu sou o seu Deus”.
Com o Salmista nós também elevamos um louvor a Deus porque ele fez maravilhas para com o seu povo e ao mesmo tempo  fica reforçado o convite para que façamos a mesma coisa.
São Paulo continua falando para a comunidade de Corinto e reitera um pedido que vem fazendo com diferentes exortações. Hoje ele insiste: os conflitos sejam resolvidos com discernimento e sabedoria. E aponta a falta de diálogo como a responsável pela destruição das comunidades.
O que foi dito nas duas primeiras leituras é aplicação prática do ensinamento de Jesus: “Nada de pagar na mesma moeda”! Nada de aplicar a mesma violência, os mesmos métodos daqueles que parecem abusar da sua condição, pelo contrário diz Jesus: A força do amor é o jeito de agir de Deus e o  que deve conduzir as relações humanas.
Sejam santos como o Pai de vocês é  Santo! Portanto, nesta sociedade marcada por tantas dificuldades nos relacionamentos e pela falta de respeito entre as pessoas certamente o agir cristão fará a diferença.
Estamos aqui com a vocação de sermos semelhantes a Deus peçamos, pois que seus ensinamentos se tornem verdade no agir nosso de cada dia.