quarta-feira, 17 de abril de 2019

HOMILIA PARA A QUINTA FEIRA SANTA - 18 DE ABRIL DE 2019 - ANO C


DEI-LHES O EXEMPLO, FAÇAM A MESMA COISA

“Qualquer pessoa pode lhe dar um bom conselho, mas nem todas podem lhe dar um bom exemplo”. Esta e tantas outras frases se prestam para entender a narrativa do Lava pés na liturgia desta quinta-feira santa. O que Jesus realizou com os discípulos na última ceia foi a culminância de todas as suas ações de respeito e de valorização das pessoas e da sintonia entre o que Ele ensinou e o que viveu.
É claro para os cristãos que o Pai enviou Jesus Cristo ao mundo para confirmar de maneira definitiva a aliança que havia feito com o seu povo desde o início dos tempos. As ações de Deus narradas ao longo da história mostram como Ele sempre cumpriu suas promessas e foi fiel à aliança que selou com a humanidade.
A ideia central da primeira leitura se pode destacar na frase: “Este dia será para vocês uma festa memorável em honra do Senhor, que haveis de celebrar por todas as gerações, como instituição perpétua”. O texto que descreve a regulamentação e a motivação para a páscoa dos judeus deixa muito claro que a aceitação do projeto de Deus para as gerações futuras dependia do exemplo que seria dado por aqueles que vivenciaram os fatos extraordinários e que iriam manifestar aos descendentes celebrando de modo solene a festa da passagem.
Aos coríntios, São Paulo escreve, na segunda leitura, e recorda as palavras de Jesus quando na ceia deu-se em comida e bebida para a salvação de todos e pede que os discípulos repitam em sua memória: “Todas as vezes que comerem deste pão ou beberem deste cálice lembrem-se da morte do Senhor até que ele venha”.
As duas leituras deixam mais do que claro que a memória daquilo que Deus realizou ao longo do tempo é uma instituição perpétua e que vai ser continuada mediante o exemplo daqueles que farão a sua memória.
Na ceia de despedida com os discípulos Jesus não se limitou a repetir as palavras da instituição da Eucaristia, mas em associar a elas um gesto que confirma todos os outros: “Dei-lhes o exemplo, façam vocês a mesma coisa”.
Que a celebração da quinta-feira santa nos ajude ainda mais ser gente de testemunho e de coragem para que antes de dar bons conselhos demos também bons exemplos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário