sexta-feira, 8 de julho de 2011

HOMILIA PARA O DIA 10 DE JULHO 2011


15° DOMINGO DO TEMPO COMUM
Leituras: Isaias 55,10-11; Salmo 64,10.11.12-13.14 (R. Lc 8,8);
 Romanos 8,18-23; Mateus 13,1-23

Em termos de fé, se diz que o Papa é infalível, e para expressar esta convicção os católicos costumam usar  a frase: “Roma locuta causa finita”, tal assertiva, quando traduzida para o português tem mais ou menos o seguinte significado: “Palavra dada pelo Papa, questão encerrada”.  Existe também um provérbio popular que diz assim: “Fulano falou água parou”; isto significa dizer que a Palavra da pessoa em referência é uma Palavra dada com Autoridade.
Pois a questão da Palavra dada com autoridade é o que está no cerne da liturgia da Palavra para este domingo.  A propósito, em hebraico, se usa a expressão “dabbar” para designar a Palavra de Deus que pode ser traduzida como “dito e feito”.
Assim no texto do profeta de Isaias para este domingo se lê: “assim a palavra que sair de minha boca: não voltará para mim vazia; antes, realizará tudo que for de minha vontade
e produzirá os efeitos que pretendi, ao enviá-la”. Ou seja, a Palavra de Deus  significa: “dito e feito”.
Já na carta de São Paulo aos Romanos se pode compreender que a criação inteira espera pela “Palavra” que haverá de libertar a todos de todos os medos e de todos os perigos: “De fato, toda a criação está esperando ansiosamente o momento de se revelarem os filhos de Deus. com efeito, sabemos que toda a criação, até ao tempo presente, está gemendo como que em dores de parto”.
E no texto do evangelho se confirma que a Palavra de Deus não é estéril, em todas as circunstâncias haverá de produzir. Não importa muito a proporção, mas é fato que haverá colheita: “Outras sementes, porém, produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. Quem tem ouvidos, ouça!”.
É verdade que nem para todos e nem todos os lugares haverá muita clareza sobre a força e o efeito da Palavra: “A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende! Esse produz fruto”.
De domingo a domingo as comunidades cristãs se reúnem. Como assembleia dos escolhidos e dos que tem bons ouvidos, a Palavra lhes é dada em cada reunião semanal. É dada gratuitamente, a fim de que produzam frutos num terreno bom e que vai sendo constantemente preparado.
Assim na condição de assembleia em oração, que ouve a Palavra e se alimenta da Eucaristia os cristãos rezam com seus ministros: “Ó Deus fazei crescer em santidade os fieis que participam deste sacrifício”.
Assim se reza também no salmo proposto para este domingo:
“Assim que preparais a nossa terra: vós a regais e aplainais, os seus sulcos com a chuva amoleceis  e abençoais as sementeiras”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário