sábado, 31 de maio de 2014

HOMILIA PARA O DIA 01 DE JUNHO DE 2014

IDE SEM MEDO JOGAR A FAVOR DA VIDA

Todos os idiomas têm algumas expressões que só tem sentido na sua própria língua, Isso significa, são palavras que não tem tradução e não se encaixam em nenhum outro discurso. Em português uma das palavras que só pode ser bem compreendida é “saudade”. Os brasileiros falam de saudade lembrando alguma pessoa querida que partisse para nunca mais voltar, falam de saudade para se referir a alguém que está longe, falam de saudade para lembrar-se de uma situação vivida em determinado momento da vida, falam de saudade vendo alguma fotografia antiga e assim por diante.

As leituras deste domingo fazem atualizar este sentimento de saudade. No texto dos Atos dos Apóstolos os discípulos ficam olhando para o céu, como que cultivando a saudade de alguém que fisicamente não verão mais. Na carta aos Efésios o autor convida a comunidade para acalmar a saudade das pessoas recordando os ensinamentos que haviam recebido daqueles que lhes anunciaram o evangelho de Jesus Cristo. No texto do Evangelho os discípulos se encontram no monte que Jesus havia indicado. Curtem a saudade dos momentos que tinham estado juntos.

As três leituras  apontam para alternativas que minimizem a saudade e ajudem perceber que cada um pode fazer alguma coisa para que a vida continue fluindo cada vez melhor. Assim no texto da primeira leitura os discípulos veem  e ouvem “dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: 'Homens da Galileia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu, virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu”. Por estas palavras são como que empurrados para o trabalho e para o mundo a fim de contar que a saudade não tem a última palavra.

Na carta aos Efésios, Paulo faz um pedido para que as pessoas percebam o que Deus pode realizar em seu favor: “O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer. Que ele abra o vosso coração à sua luz”.  E o texto se conclui com uma certeza: “Ele manifestou sua força em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus, bem acima de toda a autoridade, poder, potência, soberania ou qualquer título que se possa  mencionar não somente neste mundo, mas ainda no mundo futuro. Sim, ele pôs tudo sob os seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal”.

Já as palavras de Jesus no evangelho empurram os discípulos para a missão lhes assegurando que não terão tempo para cultivar saudade desnecessária: “ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e  ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias,
até ao fim do mundo”.

É isto o que o Papa Francisco pede para a Igreja e para cada cristão dos tempos modernos: “Eu quero que a Igreja vá para as ruas, eu quero que nós nos defendamos de toda acomodação, imobilidade”. Em vésperas de Copa do mundo é importante que se tenha claro: A hora é de jogar a favor da vida. Não se pode perder tempo com saudade desnecessária.


Que a oração da Igreja ajude a compreender e a viver a Palavra de Deus sugerida para este domingo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário