MISSA DO DIA DO NATAL
Leituras: Isaias 52, 7-10; Salmo 97 (96), Hebreus 1, 1- 6; João 1, 1- 18.
No repertório das músicas de mensagem que nossas comunidades gostam de cantar lembro-me de uma, cujo autor é muito conhecido e admirado, ela diz mais ou menos assim: “Dá-me a palavra certa, na hora, certo e do jeito certo e pra pessoa certa...”
Pois o que ouvimos nas leituras de hoje é a manifestação dos que estas palavras parecem dizer. Assim no evangelho João faz uma retomada de toda a obra e de todo o desejo de Deus, afirmando aquilo que está dito de outro modo no evangelho de Lucas. “O verbo de Deus se fez homem e veio habitar entre nós”. João reafirma que antes de tudo existia a Palavra que era Deus e que estava em Deus e tudo foi feito por meio dela. No natal a palavra se torna certa e acertada. Isto é Deus alcança aqueles que ele quer salvar e sua Palavra se torna gente, se realiza, a palavra veio para aqueles a quem Deus quis se revelar.
Agora diz a carta aos Hebreus, cujo texto foi proclamado na segunda leitura: “Deus nos falou por meio do seu Filho a quem Ele constituiu herdeiro e por meio de quem tudo foi criado. É ele que celebramos no natal, ele é a realização da profecia de Isaias: anuncia e prega a paz e a salvação. Diante desta realidade a ninguém é dado o direito de permanecer tristes: alegrem-se o Senhor consolou seu povo.
O natal é isso, Deus veio nos visitar, com sua Palavra feita gente nos ajuda a perceber que a consolação à qual todos esperamos se dá na pessoa de Jesus. De nossa parte basta que sejamos capazes de conformar nossas vidas com a realidade manifestada no natal.
Para isso sem sombra de dúvida nosso encontro com os irmãos e a Eucaristia que estamos celebrando são nosso alimento e ajuda indispensável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário