quinta-feira, 29 de novembro de 2012

SEGESTÃO DE HOMILIA PARA O DIA 02 DE DEZEMBRO 2012


1º DOMINGO DO ADVENTO 2012 – ANO C – CORA ROXA
Leituras:  - Jeremias  33,14-16;  Salmo 24,4bc-5ab.8-9.1014 (R.1b);
1Tessalonicenses 3,12-4,2;  Lucas 21, 25-28.34-36

O poeta Mário Lago escreveu: “Quando o ser humano perder a capacidade de ter esperança pode apagar o arco-íris”. O padre Evaristo Debiasi, costuma dizer: “podem nos roubar tudo, só não podem nos roubar a esperança”.  E de fato é este sentimento que garante ao ser humano a capacidade de levantar a cabeça, de começar de novo de se encher de coragem.
A liturgia da Igreja é toda ela cheia de lições de esperança, de tempos  em tempos é retomado o discurso que preenche os olhos e coração. É de esperança que o tempo advento, ou seja, os 4 domingos antes do natal estão repletos.
Na liturgia da Palavra deste domingo se lê que quando tudo parecia perdido, Jeremias recebe a palavra de Deus que lhe renova o entusiasmo: Naqueles dias, naquele tempo, farei brotar de Davi a semente da justiça, que fará valer a lei e a justiça na terra”.
No salmo é toda a assembleia que reza:  Verdade e amor são os caminhos do Senhor para quem guarda sua Aliança e seus preceitos. O Senhor se torna íntimo aos que o temem
e lhes dá a conhecer sua Aliança”.
Escrevendo para uma de suas comunidades Paulo reza com eles e por eles ao pai pedindo esperança. Diz ele: “O Senhor vos conceda que o amor entre vós e para com todos aumente e transborde sempre mais, a exemplo do amor que temos por vós”.
E o texto do Evangelho não poderia ser mais atual, relatando todos os perigos e riscos que o mundo está sujeito anuncia: “Eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.
Cada vez que a comunidade se reúne em oração faz memória de Cristo e de tudo o que ele fez, ao mesmo tempo pede que seja capaz de mostrar para o mundo onde está Jesus, por isso mesmo se reza na missa: “revestido de nossa fragilidade veio a primeira vez realizar o seu eterno plano de amor. Revestido de sua glória virá uma segunda vez”.
De novo é importante rezar e proclamar: “Vinde Senhor Jesus” esta é a aclamação de esperança mais adequada para este tempo que se apresenta repleto de muitos riscos e necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário