sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

FESTA DA FAMÍLIA ALBERTON 2013


HOMILIA PARA A FESTA DA FAMÍLIA ALBERTON 2013

O Brasil é hoje considerado o país do pleno emprego, dito em outras palavras é um lugar onde tem trabalho para todos. Por conta disto tem se estabelecido um novo processo migratório fazendo do nosso país a terra dos sonhos. O contrário se dava nas décadas de 80 e 90, quando muitos brasileiros saíram à procura de um lugar ao sol em outras partes do mundo. O que se vive hoje pode ser comparado com o sonho de nossos antepassados quando deixaram a Itália para fazer riqueza no Brasil.
Ontem como hoje é possível perceber que está em jogo a questão do trabalho, ou se quiser dizer é uma questão de “semear”.  Semear, não consiste somente em jogar semente na terra, mas pode ser entendido como toda forma de dedicação humana, de trabalho, com vistas a resultados que melhorem a qualidade de vida. Para que esta atitude alcance os resultados esperados algumas condições são necessárias: Qualidade da semente ou daquilo que se “planta”, Terreno adequado e obviamente cuidado. Em dialeto se diz: “Per fare tutto ci vuole un fiore” (Para fazer qualquer coisa é necessário carinho).
Pois é sobre isso que falam os textos bíblicos escolhidos para a missa de hoje. O profeta afirma que a Palavra de Deus é comparada ao trabalho humano: Semente depositada na terra e que não volta sem produzir frutos.
Trabalhar implica sim esforço, fadiga e  dedicação.  São Paulo afirma: “Os sofrimentos presentes não tem comparação com a glória futura”. Embora ele faça referência à vida futura suas palavras podem ser aplicadas à condição de nossos antepassados sobre quem o folclore afirma:

“Faze più de cento ani,
che i Taliani qua i zé rivai;
Zé rivati de bastimento,
i gà sofresto pezo que animai;
I gà trovato puro mato,
sensa querte i dormiva in tera;
I gà lutà tanto tanto,
quasi come èser ne la guera”

E o evangelho conta a clássica parábola do semeador com as distintas condições de produção. No caso tinha boa semente e cuidado do semeador, entretanto, nem sempre a terra foi preparada de acordo e o resultado em alguns casos ainda não foi o esperado. A lição que Jesus quer ensinar é que não se pode desistir do trabalho, da luta diária em resumo da semeadura.
Ora nossos bisnonos fizeram tudo isso e hoje aqui estamos “tutti buona gente e molta gente buona”. O privilégio de poder nos reunir  vindos de tantas partes, se concretiza o que diz a canção folclórica:

Vardé adeso, me cari frateli,
che cità e che bele colonie;
Tante strade e che grande industrie,
che i ga fato per noi ver più sorte;
Noi qua adeso gavemo de tuto,
ascolté cosa che mi ve digo:
Recordeve de i nostri Italiani,
che adeso i è là n tel paradizo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário